A Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com a Fundação Estadual de Saúde (Funesa), promoveu, na manhã desta terça-feira, 18, no auditório da Faculdade Pio Décimo, o Seminário Estadual do Programa Saúde na Escola e o Dia Mundial da Atividade Física, com o tema ‘Saúde, Educação e Sociedade: Diálogos entre os desafios do trabalho em saúde no PSE, vida ativa é longevidade. O intuito foi estimular os municípios a desenvolver novas habilidades na construção de políticas públicas que fortaleçam a Saúde na Educação.
O seminário foi direcionado para os coordenadores municipais da Saúde e Educação do PSE e coordenadores do Programa Academia da Saúde. A referência técnica estadual do PSE, Claudenise Menezes, explicou que o seminário é uma ação em parceria com os municípios, secretarias da Saúde e Educação do Estado para promover conhecimento entre os órgãos e, consequentemente, fortalecer a Atenção Primária.
“O seminário tem como objetivo discutir a importância do PSE, possibilitando a construção de espaços e diálogos entre as áreas técnicas, gestores e equipes multiprofissionais na Saúde e Educação para todos os municípios sergipanos”, completou.
A coordenadora do PSE/PAS do município de Itabaianinha, Rafaela Andrade, que é uma das referências nas ações dos indicadores locais do Programa Saúde na Escola, abordou sobre a necessidade da promoção de seminários. “É de suma importância, pois fortalece ainda mais as políticas públicas no nosso estado. Além de aproximar e capacitar os profissionais para que eles reflitam sobre os programas e projetos que articulam Saúde e Educação, para o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e adolescentes’, frisou.
O seminário contou com diversos palestrantes que trouxeram temas como: ‘Gênero, Violência e Educação’; ‘Vacinação e o saber das crianças e adolescentes: desafios e perspectivas das ações para a imunoprevenção; ‘Alimentação saudável e atividade física são pilares para a longevidade’, entre outros temas.