A equipe técnica do Centro Especializado no Atendimento Infantojuvenil (Crai) realizou na noite da última segunda-feira, 17, um treinamento on-line sobre Atendimento a Vítimas de Violência Sexual, voltado para médicos e enfermeiros do Hospital da Criança e estudantes de Medicina do Hospital Universitário (HU). A capacitação contou com a participação de 60 pessoas, segundo informou a assistente social do Crai, Ingrid Lima da Silva.
O treinamento abordou temáticas como assistência a vítimas de violência sexual, principalmente de criança e adolescentes, atendimento clínico às pessoas em situação de violência sexual, administração de medicamentos, exames, sintomas apresentados em casos suspeitos, especialmente os clínicos e físicos. Os serviços ofertados pelo Crai também foram abordados, mostrando que a unidade disponibiliza além do atendimento clínico e biopsicossocial, uma profissional da Delegacia de Grupos Vulneráveis (DAGV) para prestar o Boletim de Ocorrência e uma médica perita do Instituto Médico Legal (IML).
O fluxo de atendimento do Crai também compôs a pauta do treinamento, conforme ressaltou Ingrid Lima. “Foram cerca de duas horas de treinamento, com muita participação de todos. Destaco a importância desta capacitação, porque a partir de agora os médicos estão aptos para administrar os medicamentos retrovirais nos casos agudos de violência sexual em crianças e adolescentes, que venham a aparecer no Hospital da Criança”, enfatizou a assistente social.
Foram palestrantes no treinamento a superintendente da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes e coordenadora do Crai, Lourivânia Prado; a médica referência do Centro, Patrícia Chaves e a assistente social da unidade, Ingrid Lima da Silva.