A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio do projeto Saúde em Todo Lugar, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou mais uma ação, nesta terça-feira (25), dessa vez no Assentamento Santa Marta, com 265 atendimentos de saúde prestados à comunidade local, na Escola Municipal Baixa da Fartura.
A família de Juscélia Pereira, 48 anos, que mora no assentamento, aproveitou para passar pela consulta médica com clínico geral, fazer o cartão SUS, além de checar a pressão arterial e a glicemia. “Facilitou pra nós aqui esses serviços, porque a gente tem que sair daqui para ser atendido no Centro e transporte também fica difícil por causa da chuva. Gostei muito”, contou Juscélia.
Já a professora Eliane Brito atualizou o seu cartão de vacina contra a Covid-19. Para ela, ações como essa colaboram para melhoria da qualidade das pessoas da região. “A comunidade tem dificuldade no acesso, a depender das localidades, e com essa ação, muitas pessoas vêm participar, passando pelo médico, trazendo as crianças para vacinar, porque muitos não têm condições nem de pagar a passagem e eles precisam desses serviços que é um direito de todos”, afirmou a Eliane.
Essa foi a 17ª edição do Saúde em Todo Lugar, que disponibilizou à comunidade do assentamento, consultas com médicos clínicos, exames preventivos ginecológicos, aferição de pressão arterial e glicemia capilar, vacinação, distribuição de medicamentos, acompanhamento do Bolsa Família, cadastro e atualização do Cartão SUS.
A próxima ação do Saúde em Todo Lugar será no distrito de Dantelândia.
Saúde em Todo Lugar –O projeto foi criado em 2021 e tem o objetivo de ampliar a assistência em saúde no município, principalmente nos lugares mais distantes da sede ou áreas de menor cobertura da Atenção Primária à Saúde. Em 17 edições, o Saúde em Todo Lugar já prestou mais sete mil atendimentos, passando pelas comunidades de Lagoa de José Luís, Bate-Pé, Limeira, Lagoa de Maria Clemência, Caiçara, Cabeceira, José Gonçalves, Assentamento Zumbi dos Palmares, Itapirema, Cercadinho, Queimadas, Iguá, Baixa do Muquém e condomínios residenciais Vila Sul e Vila Bonita.