GERAL Sergipe
Governo de Sergipe e empresa telefônica lançam nova fase do projeto Aula Digital
Na nova etapa o foco será a matemática
26/04/2023 10h55
Por: Redação Fonte: Secom Sergipe

O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), e da Fundação Telefônica Vivo, realizou na manhã desta terça-feira, 25 de abril, um evento de pactuação para lançamento de nova fase do projeto Aula Digital, que passa a focar no ensino de matemática junto às redes estadual e municipais de educação. O projeto tem como foco contribuir com a aprendizagem de matemática por meio da formação qualificada de professores e uso de recursos pedagógicos digitais nas escolas. Neste novo momento, o projeto irá formar 1.800 novos educadores, beneficiando 43.000 estudantes.

O evento contou com a presença do vice-governador de Sergipe e secretário de Estado da Educação e Cultura, Zezinho Sobral; do diretor do Departamento de Educação da Seduc/Sergipe, Genaldo Freitas Lima; do dirigente municipal de Educação da Undime Secção Sergipe e secretário de Educação da Rede Municipal de Siriri, Rogenildo Andrade Barros, e da Gerente Sênior de Projetos Educacionais da Fundação Telefônica Vivo, Lia Roitburd.

O projeto Aula Digital que está no estado desde 2017 e, presente em mais de 620 escolas em 55 municípios, visa facilitar o acesso à educação de qualidade para crianças em risco de vulnerabilidade social, baseado em quatro pilares: Inspirar (Formação continuada de professores); Experimentar (Formação em serviço de educadores); Personalizar Equipamentos, Plataforma e Conteúdos Digitais) e Ir Além (Fortalecimento do Ecossistema de Inovação). Os educadores passam por formação continuada presencial e online e desenvolvem planos de ação para inovação de práticas pedagógicas com foco na matemática. Na nova fase, também terão acesso a uma plataforma focada em matemática e conteúdos pedagógicos digitais, competências essenciais para uma sociedade cada vez mais digital.

A mudança vem em um momento oportuno, visto que os indicadores mostram que os estudantes não aprendem o esperado ao fim de cada etapa de ensino. Segundo dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), em 2018, apenas 13,2% dos estudantes brasileiros aprenderam o adequado em matemática – a média da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) é de 48,2%. Em 2019, os estudantes do 9º ano do ensino fundamental das redes municipais de ensino aprenderam apenas 17% do esperado na disciplina. Entre os estudantes do ensino médio da rede estadual, esse dado cai para 5%.

“Nosso objetivo com as mudanças no projeto é garantir a crianças e jovens uma formação integral e contemporânea, de tal forma que os estudantes das escolas públicas estejam preparados não somente para o mercado de trabalho, mas também para o mundo cada vez mais digital em que vivemos. Matemática está no centro de uma série de habilidades necessárias para este desenvolvimento, que passa por resolução de problemas, pensamento computacional e competências digitais, por exemplo. Isso, sem dúvida, os prepara melhor para atuarem de forma crítica, participativa e empática em uma sociedade dinâmica e conectada”, explica Lia Roitburd, gerente sênior de Projetos Educacionais da Fundação Telefônica Vivo.

Fazem parte da rede atendida os municípios de Aquidabã, Aracaju, Arauá, Areia Branca, Barra dos Coqueiros, Boquim, Brejo Grande, Campo do Brito, Canhoba, Capela, Carmópolis, Cristinápolis, Cumbe, Divina Pastora, Estância, Feira Nova, Frei Paulo, Gararu, Graccho Cardoso, Ilha das Flores, Indiaroba, Itabaiana, Itabaianinha, Itaporanga d’Ajuda, Japaratuba, Japoatã, Lagarto, Laranjeiras, Macambira, Malhador, Maruim, Moita Bonita, Monte Alegre, Nossa Sra. da Glória, Nossa. Sra. das Dores, Nossa Sra. de Lourdes, Nossa Sra. do Socorro, Neópolis, Pacatuba, Pedrinhas, Poço Redondo, Poço Verde, Porto da Folha, Propriá, Riachão do Dantas, Ribeirópolis, Salgado, Santa Luzia do Itanhy, Santana do São Francisco, Santo Amaro das Brotas, São Cristóvão, São Domingos, Simão Dias, Siriri, Tobias Barreto e Umbaúba.

Governo de Sergipe e empresa telefônica lançam nova fase do projeto Aula Digital
GERAL Sergipe
Governo de Sergipe e empresa telefônica lançam nova fase do projeto Aula Digital
Na nova etapa o foco será a matemática
26/04/2023 10h55
Por: Redação Fonte: Secom Sergipe

O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), e da Fundação Telefônica Vivo, realizou na manhã desta terça-feira, 25 de abril, um evento de pactuação para lançamento de nova fase do projeto Aula Digital, que passa a focar no ensino de matemática junto às redes estadual e municipais de educação. O projeto tem como foco contribuir com a aprendizagem de matemática por meio da formação qualificada de professores e uso de recursos pedagógicos digitais nas escolas. Neste novo momento, o projeto irá formar 1.800 novos educadores, beneficiando 43.000 estudantes.

O evento contou com a presença do vice-governador de Sergipe e secretário de Estado da Educação e Cultura, Zezinho Sobral; do diretor do Departamento de Educação da Seduc/Sergipe, Genaldo Freitas Lima; do dirigente municipal de Educação da Undime Secção Sergipe e secretário de Educação da Rede Municipal de Siriri, Rogenildo Andrade Barros, e da Gerente Sênior de Projetos Educacionais da Fundação Telefônica Vivo, Lia Roitburd.

O projeto Aula Digital que está no estado desde 2017 e, presente em mais de 620 escolas em 55 municípios, visa facilitar o acesso à educação de qualidade para crianças em risco de vulnerabilidade social, baseado em quatro pilares: Inspirar (Formação continuada de professores); Experimentar (Formação em serviço de educadores); Personalizar Equipamentos, Plataforma e Conteúdos Digitais) e Ir Além (Fortalecimento do Ecossistema de Inovação). Os educadores passam por formação continuada presencial e online e desenvolvem planos de ação para inovação de práticas pedagógicas com foco na matemática. Na nova fase, também terão acesso a uma plataforma focada em matemática e conteúdos pedagógicos digitais, competências essenciais para uma sociedade cada vez mais digital.

A mudança vem em um momento oportuno, visto que os indicadores mostram que os estudantes não aprendem o esperado ao fim de cada etapa de ensino. Segundo dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), em 2018, apenas 13,2% dos estudantes brasileiros aprenderam o adequado em matemática – a média da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) é de 48,2%. Em 2019, os estudantes do 9º ano do ensino fundamental das redes municipais de ensino aprenderam apenas 17% do esperado na disciplina. Entre os estudantes do ensino médio da rede estadual, esse dado cai para 5%.

“Nosso objetivo com as mudanças no projeto é garantir a crianças e jovens uma formação integral e contemporânea, de tal forma que os estudantes das escolas públicas estejam preparados não somente para o mercado de trabalho, mas também para o mundo cada vez mais digital em que vivemos. Matemática está no centro de uma série de habilidades necessárias para este desenvolvimento, que passa por resolução de problemas, pensamento computacional e competências digitais, por exemplo. Isso, sem dúvida, os prepara melhor para atuarem de forma crítica, participativa e empática em uma sociedade dinâmica e conectada”, explica Lia Roitburd, gerente sênior de Projetos Educacionais da Fundação Telefônica Vivo.

Fazem parte da rede atendida os municípios de Aquidabã, Aracaju, Arauá, Areia Branca, Barra dos Coqueiros, Boquim, Brejo Grande, Campo do Brito, Canhoba, Capela, Carmópolis, Cristinápolis, Cumbe, Divina Pastora, Estância, Feira Nova, Frei Paulo, Gararu, Graccho Cardoso, Ilha das Flores, Indiaroba, Itabaiana, Itabaianinha, Itaporanga d’Ajuda, Japaratuba, Japoatã, Lagarto, Laranjeiras, Macambira, Malhador, Maruim, Moita Bonita, Monte Alegre, Nossa Sra. da Glória, Nossa. Sra. das Dores, Nossa Sra. de Lourdes, Nossa Sra. do Socorro, Neópolis, Pacatuba, Pedrinhas, Poço Redondo, Poço Verde, Porto da Folha, Propriá, Riachão do Dantas, Ribeirópolis, Salgado, Santa Luzia do Itanhy, Santana do São Francisco, Santo Amaro das Brotas, São Cristóvão, São Domingos, Simão Dias, Siriri, Tobias Barreto e Umbaúba.