Mais de 20 mulheres grafiteiras de Salvador estão com uma exposição na Galeria 3 do Museu de Arte Moderna (MAM), com visitação somente até domingo (30), das 13h às 17h. A mostra inclui um grande painel de pintura com cerca de 2,5 metros de altura e 8 metros de extensão, além de trabalhos individuais em acrílica sobre tela e em papel colocados em mesas e suporte de sisal.
“O painel enaltece o ‘sagrado feminino’, através do talento de 22 mulheres artistas que atuam nas ruas, paredes e muros de imóveis de Salvador”, explica Luiza Annoni, uma das integrantes do coletivo artístico só de mulheres, o PIXA MINA (@pixamina). O PIXA foi convidado por outro coletivo, o MUSAS (Museu de Street Art Salvador), que integra o atual período do ‘Programa de Residência Artística do MAM Bahia’, que também se encerra neste domingo (30).
Destaque
“O PIXA MINA é um coletivo independente desde 2021, com sete integrantes fixas que atuam em Salvador, visando propagar a autonomia e a liberdade de expressão levando mensagens que questionam as vivências ou contam histórias”, completa Luiza Annoni. O PIXA gera mutirões de grafite com outras artistas, buscando empoderamento feminino e visibilidade na cena artística. “Temos ainda objetivo de alcançar todos os espaços urbanos possíveis”, acrescenta Luiza. “Nessa exposição do MAM, incluímos grafiteiras com mais tempo de atuação como uma forma de homenagear o pioneirismo delas”, diz Luiza.
Até domingo (30), o MAM está com cinco exposições simultâneas e gratuitas, além de duas apresentações musicais: JAM no MAM, no sábado (29), às 18h, e o músico Ravi Lobo com convidados e batalha de MC’s, no domingo (30), a partir das 14h, além de outros projetos educacionais e artístico-culturais.
Mais informações sobre o museu via telefones (71) 31176132 e 31176139 (segunda a sexta, 9h às 12h e 13h às 15h). Acesse o instagram @bahiamam e site www.mam.ba.gov.br .