A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza está acontecendo em todas as unidades de saúde, de segunda a sexta-feira, até o dia 31 de maio, para os grupos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde. O Dia D da campanha será no sábado, 6 de maio.
Em Vitória da Conquista, em 12 dias de campanha, foram imunizadas 10.857 pessoas do público-alvo estimado em 112.517 pessoas, equivalente a uma cobertura de 9,64% no município e o objetivo é alcançar pelo menos 90%. “Já distribuímos mais de 30 mil doses para as unidades de saúde e estamos recebendo os registros das equipes aos poucos, e atualizando essa cobertura vacinal. É importante que todas as pessoas que estão incluídas na campanha, procurem as unidades de saúde para atualizar a vacinação, pois essa vacina deve ser tomada anualmente”, explicou a coordenadora de Imunização, Mariana Fernandes.
Todas as 42 unidades de saúde, da zona urbana e rural, estão ofertando a vacina contra influenza dentro do horário de funcionamento do serviço, para as pessoas com 60 anos ou mais; crianças de seis meses a menores de seis anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias); trabalhadores da saúde ativos; gestantes e puérperas; professores; pessoas com comorbidades e/ou deficiência permanente; indígenas; forças de segurança e salvamento; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; funcionários do sistema prisional.
Ainda não há previsão do Ministério da Saúde para liberação da vacina contra influenza paraa população geral, pois a prioridade é vacinar os grupos-alvo até o final da campanha.
Para garantir a vacinação de crianças e idosos, é necessário ter em mãos apenas o documento pessoal com foto ou cartão SUS, e a caderneta de vacinação. Para os demais públicos, é preciso apresentar também a comprovação da condição de saúde ou ocupação.
Vale reforçar que quem se vacinou contra a influenza no ano passado também se vacinar neste ano, pois a vacina é atualizada anualmente para garantir a proteção contra as variantes e subvariantes atuais, além das passadas. O intuito dessa campanha é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, na população-alvo para a vacinação.