Esta quarta-feira, 26, 'Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial', foi de muita informação e conscientização para os beneficiários do Instituto de Promoção e de Assistência à Saúde de Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde).
De acordo com a diretora de Promoção à Saúde, Priscila Kitawara, todos os Centros de Referência do Instituto na capital e as unidades do interior realizaram uma ação educativa de promoção à saúde e estímulo à necessidade de adoção de hábitos saudáveis de vida. Além disso, houve uma conscientização a respeito da regularização dos exames periódicos, dos exames cardiológicos, como forma de prevenir a hipertensão. Durante a ação foram realizadas aferições de pressão dos beneficiários.
Segundo Priscila, a hipertensão arterial é uma doença muito perigosa por ser silenciosa e trazer consequências ruins para o paciente, desde problemas cardíacos, vasculares e neurológicos. Conforme Priscila, o hipertenso é um paciente que se não for cuidado, monitorado e que se não entender os riscos que corre, pode ser acamado e até vir a óbito.
“Essa ação foi desenvolvida pelo Ipesaúde com o propósito de educar os nossos beneficiários com relação ao monitoramento da sua pressão arterial com regularidade. É preciso que ele procure as unidades de saúde para fazer o monitoramento da pressão arterial com os nossos enfermeiros, nossa equipe de técnicos de enfermagem, que ele faça também as consultas regulares com o seu cardiologista, para que possa fazer os exames de maneira frequente e acompanhar a evolução da sua pressão arterial”, afirmou.
Existem fatores de risco muito eminentes para a hipertensão arterial como, por exemplo, pacientes que não cuidam da alimentação, que não praticam atividades físicas, que não dormem bem, que não têm hábitos de vida saudáveis e por isso acabam desenvolvendo a hipertensão arterial, muitas vezes sem perceber.
“A hipertensão aparece muitas vezes como uma doença sem sintomas, alguns apresentam dor de cabeça, tontura, pressão no peito, dor na nuca, anginas, mas uma grande parcela não apresenta sintomas, por isso a importância dessa educação, para que o paciente possa fazer com regularidade o monitoramento da sua pressão arterial”, enfatizou a diretora.
Atividades
Tanto na capital como no interior a ação se desenvolveu pela manhã e contou com a participação de profissionais da enfermagem das próprias unidades. No Centro de Endocrinologia e Diabetes, de acordo com a coordenadora, Kelly Bignardi, foi realizada palestra sobre os fatores de risco, abordando temáticas relacionadas à prevenção, sinais e sintomas, consequências, a importância do uso dos medicamentos de forma correta e a melhora na qualidade de vida, tanto para prevenção quanto para o bom controle da hipertensão.
Na oportunidade, os profissionais de saúde da unidade puderam contar com o relato de casos de alguns pacientes sobre a vivência deles com a doença. Além disso, também foi aferida a pressão arterial de todos os pacientes presentes no Centro.
Na unidade de Nossa Senhora das Dores foi realizada uma roda de conversa com os beneficiários presentes, onde a equipe de enfermagem junto com a de nutrição realizou um bate-papo sobre a conscientização e a prevenção da pressão arterial.
De acordo com o coordenador, Hermison Costa Matos, no fim do evento, tentando aproximar cada vez mais o usuário da equipe do Ipesaúde de Dores, foi entregue um saquinho de pipoca sem sal e sem óleo. Além disso, a iniciativa teve o intuito de fazer com que os beneficiários percebam que podem mudar a forma de preparar os alimentos e consequentemente ter uma vida mais saudável.
Em Itabaiana, a enfermeira Patrícia falou sobre os riscos da pressão alta e algumas medidas que podem prevenir a doença; o clínico geral Pedro Jorge Esmeraldo chamou a atenção para os riscos da automedicação; a nutricionista Luana Souza falou sobre os efeitos da ingestão de sal e a respeito de alguns alimentos que auxiliam no tratamento da hipertensão; já as fisioterapeutas da unidade, Jéssica Mota e Amanda de Jesus, abordaram a importância das atividades físicas, ressaltando como primordial procurar um profissional para saber qual atividade correta a seguir.