Com o objetivo de celebrar o Dia Internacional da Hemofilia, que aconteceu no último dia 17, o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), unidade gerida pela Fundação Parreiras Horta (FSPH), reuniu nesta quinta-feira, 27, usuários, familiares e a equipe multidisciplinar do ambulatório que atende pacientes hemofílicos.
Na ocasião, a médica oncohematologista e assessora Técnica do Hemocentro, Lourdes Alice Marinho, realizou uma palestra sobre a Hemofilia e pesquisas que buscam tratamentos com uso de novos medicamentos. Ela também aproveitou para esclarecer dúvidas dos pacientes assistidos no Ambulatório do Hemose.
"Esse encontro junto com a equipe multidisciplinar do ambulatório é para marcar o dia dos hemofílicos e, também é um momento para reflexão sobre a necessidade de estarmos juntos das pessoas que precisam desse acolhimento”, salienta a médica.
O paciente Antônio César Guimarães da Rocha, 30 anos, conta que ao descobrir ser hemofílico segue a risca o tratamento. “Esse é um momento especial para nós portadores da hemofilia e digo que o atendimento no Hemose é completo, com uma equipe multidisciplinar engajada no acolhimento. O que falta mesmo é uma maior divulgação dos governos federal e estadual, sobre a doença e o tratamento ofertado”, enfatizou Antônio.
Para o presidente da Associação dos Hemofílicos do Estado de Sergipe, Jonathan dos Santos Medeiros, os encontros são fundamentais para compartilhamento de informações e experiências de cada pessoa que possui a doença.
“São informações esclarecedoras para os que aqui se encontram como usuários dos serviços prestados e gera o sentimento de inclusão ajudando e muito no processo do tratamento. O psicológico de muitos pacientes fica abalado, e tem algumas pessoas que chegam ao estágio de depressão por causa da situação física e pelas sequelas devido ao problema de saúde. É louvável ações como esta”, conclui o presidente.
Atendimento
O Hemose atende os portadores de hemofilia, que são encaminhados através da rede de saúde. O atendimento ambulatorial funciona de segunda a sexta, das 7h às 16h. As consultas com médicos hematologistas para controle dos sangramentos internos, são feitas regularmente, a depender da avaliação médica o paciente também é acompanhado por fisioterapeuta, psicólogo, dentista, dentre outros profissionais. Mais informações através dos telefones: (79)3225-8000 e 8006.