SAÚDE Bahia
Mães de pacientes atendidos pelo Caps IA tiveram uma tarde de cuidados promovida pela Secretaria Municipal de Saúde
O Centro de Atenção Psicossocial Infantil e Adolescente (Caps IA) realizou, na tarde desta quinta-feira (27), um evento voltado para o cuidado e la...
27/04/2023 18h11
Por: Redação Fonte: Prefeitura Mun. Vitória da Conquista - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura Mun. Vitória da Conquista - BA

O Centro de Atenção Psicossocial Infantil e Adolescente (Caps IA) realizou, na tarde desta quinta-feira (27), um evento voltado para o cuidado e lazer dos cuidadores das crianças que são atendidas rotineiramente pelo serviço, principalmente as mães dos pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), considerando como uma das atividades deste Mês de Conscientização sobre o Autismo.

No evento “Cuidando do Cuidador”, foi ofertado plantão psicológico, atualização da caderneta vacinal, consulta odontológica, massagem, manicure, maquiagem, design de sobrancelhas, dinâmicas e um lanche. Durante o evento, as crianças ficaram sob supervisão de uma equipe do serviço, fazendo diversas atividades, para que as mães pudessem participar das ações.

Jeane Ferreira, mãe do pequeno Levi de 4 anos, gostou da atividade, que foi como uma pausa na sua rotina intensa de cuidados que lhe deixa sobrecarregada. “Eu achei ótimo, muito maravilhoso esse momento, de tirar esse dia para nós, porque precisamos demais. Muitas vezes, devido a correria e o tratamento deles, a gente se doa muito por nossos filhos especiais, que demandam muito da gente, e esse cuidado com nós mesmas acaba ficando de lado”, contou Jeane.

Jeane Ferreira

A coordenadora do Caps IA, Ariane Medeiros, contou que esse momento foi proposto justamente por enxergarem as necessidades que essas mães também demandam por estarem imersas no cuidado diário com os seus filhos. “A gente vem percebendo que elas estão adoecidas, precisando um atenção e cuidado maior. Como tivemos no início deste mês o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, resolvemos ampliar essa ação para todas as mães e prestar esse momento de cuidado, distribuindo alguns serviços para que elas pudessem se sentir mais acolhidas”, afirmou Ariane.