No Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, 26 de abril, a Prefeitura de Candeias, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu uma ação de aferição de pressão arterial e orientações em saúde a população a partir de três anos de idade, nas Unidades Básicas de Saúde de todo o município. Além da aferição, crianças, adolescentes e adultos tiveram direito a atualização da caderneta de vacinas, avaliação e orientações em saúde, atividades lúdicas, incentivo ao cultivo de ervas medicinais e consumo de alimentos saudáveis, dentre outras. Na manhã da quarta-feira, as 21 Unidades Básicas de Saúde dos bairros e distritos e a Clínica de Imunização Proteger contaram com a presença de pais, mães e responsáveis que levaram as crianças para fazer parte da ação.
De acordo com Flávia Almeida, Coordenadora do Departamento de Atenção Básica, a preocupação com as crianças se dá, principalmente, a partir da declaração feita pela Organização Mundial de Saúde – OMS, onde se estima que 17 por cento das crianças brasileiras têm Hipertensão Arterial. “O diagnóstico e a intervenção precoces são fatores importantes para evitar maiores danos na vida adulta, e se faz necessário a aferição em todas as crianças a partir dos 03 anos de idade, pelo menos 01 vez ao ano ”, alertou ela. São dois tipos de hipertensão infantil que preocupam familiares e o departamento de saúde, a hipertensão primária, que ocorre geralmente após os 12 anos, com os mesmos sintomas do adulto, como tonturas, falta de ar, dores de cabeça, e a hipertensão secundária, mais comuns crianças e que surgem como consequências de outras doenças.
Prevenção e cuidado também para homens e mulheres
O Secretário de Saúde, Marcelo Cerqueira, disse que este é um assunto muito importante, sendo uma grande preocupação para a saúde do município. Segundo ele, o número de pessoas com hipertensão arterial só tem aumentado. “Os relatórios do Ministério da Saúde apontam que os números de adultos, principalmente homens com essa doença, têm aumentado de forma significativa, nos últimos anos. Essa é uma preocupação com uma doença que pode ser evitada ou controlada, com bons hábitos de saúde, alimentação e atividades físicas. Também dispomos de equipes nas unidades básicas para acompanhamento das pessoas com hipertensão. Por isso, nesse momento eu convido a todos a se cuidarem para evitar essa crescente, que é tendência em relação à hipertensão arterial, mas podemos evitá-la”, enfatizou ele.
Por ASCOM – PMC.