Com o intuito de diminuir os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em crianças, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou em conjunto com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Sergipe (Cosems/SE) a reunião ordinária do Colegiado Interfederativo Estadual (CIE) para mobilizar os gestores e secretários a estimularem a população de cada município do estado a vacinar principalmente as crianças. O 'Dia D' ocorrerá no dia 6 de maio de 2023.
Devido ao período de sazonalidade, tem predominado a circulação dos vírus Influenza A e B e Vírus Sincicial Respiratório (VSR), ocasionando infecções das vias aéreas que atingem diretamente as crianças, demandando uma grande procura por serviços de saúde e atendimentos pediátricos, com alto índice de internamento. O diretor de Vigilância em Saúde, Marco Aurélio Góes, reforçou que é importante que não só os gestores, mas a população sejam conscientes neste período crítico.
“É fundamental que as crianças sejam atendidas preferencialmente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), pois nelas temos equipes que estão próximas às residências das pessoas, capazes de atender e tratar de forma eficiente as crianças com sinais e sintomas respiratórios, além de identificar precocemente aqueles que precisam ser encaminhados para serviços de maior complexidade”, reforçou.