SAÚDE Sergipe
Secretaria da Saúde discute estratégias para fortalecimento da Atenção Primária à Saúde
A reunião serviu para alinhar o planejamento da rede a fim de fortalecer o atendimento das linhas materno-infantil e pacientes crônicos
28/04/2023 16h55
Por: Redação Fonte: Secom Sergipe

Com o intuito de fortalecer a Rede de Atenção Primária do Estado, gestores da Secretaria de Estado da Saúde (SES) participaram nesta sexta-feira, 28, de uma reunião ampliada junto ao Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) para discutir estratégias voltadas para as linhas crônicas e materno-infantil. 

Segundo o diretor de Atenção Primária à Saúde da SES, Luan Araújo, a reunião teve como objetivo central discutir o planejamento da rede em Sergipe. “Na ocasião, dialogamos sobre a rede a fim de conseguir analisar as nossas principais demandas e necessidades. Além disso, o Hospital Israelita Albert Einstein e o Hospital Alemão Oswaldo Cruz são parceiros da SES que nos auxiliam para buscar a planificação da saúde do Estado, fortalecendo o atendimento das duas linhas como a materno-infantil e os pacientes crônicos”, explicou o diretor. 

Na oportunidade, também estiveram presentes representantes do Hospital Israelita Albert Einstein e do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, onde foram apresentados dados técnicos das linhas de materno-infantil e de pacientes crônicos como diabetes e hipertensão a fim de encontrar estratégias para minimizar os indicadores relacionados às enfermidades que atingem tanto as mães como as crianças. Além disso, a reunião abordou os projetos ‘Planifica SUS e o Telessaúde Nordeste’. 

Já para o  membro do Conass, Fernando Cupertino, o diálogo serviu para alinhar os esforços realizados pela Secretaria Estadual. “O intuito foi alinhar  os esforços  que estão sendo feitos pela secretaria estadual, sob a liderança do secretário Walter , com aquilo que o Conass possibilita de apoio  e com os hospitais de excelência  que fazem  parte do  Programa de Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi). Notadamente, aqui em Sergipe há dois desses programas QualificaSUS, que é um modo  diferente de trabalhar a Atenção Primária que serve como integração dos  outros níveis de atenção seja especializada e hospitalar. Já o Telessaúde Nordeste possibilita à teleconsulta, principalmente naquelas especialidades que são difíceis de obter acesso. Então, fizemos esse  alinhamento e a equipe está totalmente engajada nisso para os passos necessários na incrementação do processo”, ressaltou Fernando Cupertino.