A Secretaria de Estado da Saúde (SES) apresentou o programa 'Opera Sergipe', na reunião ordinária do Colegiado Interfederativo Estadual (CIE), na manhã desta sexta-feira, 28, no auditório do Centro Administrativo da Saúde. O programa tem o objetivo de reduzir as filas de cirurgias eletivas no Estado, que ampliou em virtude da pandemia da Covid-19.
O programa está no Plano de Governo do governador Fábio Mitidieri e, além da redução das filas, irá disponibilizar exames complementares, consultas especializadas, e também diminuir o referenciamento de cirurgias de menor complexidade às unidades de alta complexidade, em sua quase totalidade no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). O novo projeto contará com um aplicativo, em que o usuário acompanhará todo o processo.
O secretário de Estado da Saúde, Walter Pinheiro, destacou a necessidade da criação do programa e ainda ressaltou que a ideia é a inclusão das cirurgias oftalmológicas, nessa pactuação dos municípios. “Com a Pandemia, as cirurgias eletivas acabaram acumulando e tensionando as filas. O cenário atual vem de encontro a uma preocupação do Ministério da Saúde (MS), desse Plano Nacional de Enfrentamento às filas onde vem se discutindo isso no Conass, e de certa forma colaborou para a portaria 90, junto com a nossa proposta de traçar o hall do ‘Opera Sergipe’ e procedimentos”, explicou.
A secretária Municipal de Saúde de Arauá, Franciele Andrade Costa, comemorou a apresentação do programa, uma vez que a população mais carente será mais beneficiada. “Nós que moramos no interior sabemos a importância de ter um programa como ‘Opera Sergipe’ para consolidar o melhor atendimento e agilidade, pois as pessoas mais carentes são as que mais sofrem com a espera das longas filas”, destacou.