O Prefeito de Salvador Bruno Reis (União Brasil), anunciou na quinta-feira (27/04) uma série de medidas para tentar conter a violência no Centro Histórico de Salvador (Pelourinho) e desenvolver regiões como o Pelourinho e Santo Antônio Além do Carmo. Toda a estratégia é centrada na criação da 11ª Prefeitura-Bairro de Salvador, a do distrito Cultura do Centro Histórico, que vai compreender locais como a Gamboa, Barroquinha, Comércio, Pelourinho e Santo Antônio.
Na ocasião, Bruno Reis também confirmou o responsável por assumir a gestão da Prefeitura-Bairro: será o Coronel reformado da Polícia Militar, Humberto Sturaro e justificou a sua escolha.
"Sturaro tem grande experiência na área de segurança pública e gestão. Veio para fazer gestão. Vai usar suas relações e capacidade política para articular com a PM, SSP, órgãos de fiscalização e controle como MP, Defensoria, Juizado da Infância e Juventude, colocar a experiência dele ao longo de muitos anos de atuação na vida pública para ajudar a promover a virada", finalizou.
Nas eleições de 2022, Sturaro se filiou ao Partido Liberal e disputou uma vaga na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Com 16.305 votos, não conseguiu se eleger.
No início de 2021, Sturaro foi exonerado do cargo de Comandante de operações da Polícia Militar e passou para a reserva remunerada da corporação, após uma série de mudanças na cúpula da Secretaria de Segurança Pública. Antes disso ele também exerceu postos de comando na Companhia de Caatinga e RONDESP. Vale salientar que Sturaro é muito ativo nas Redes Sociais, onde tem um canal no Instagram.
Sturaro anuncia as primeiras ações como titular da Prefeitura-Bairro do Pelourinho
Humberto Sturaro, já anunciou quais serão as primeiras ações no comando da Prefeitura-Bairro do Pelourinho. Segundo Bruno Reis é uma medida para tentar conter a violência no Centro Histórico e desenvolver regiões como o Pelourinho e Santo Antônio Além do Carmo.
Sturaro disse que inicialmente quer ouvir frequentadores e trabalhadores da região para traçar um diagnóstico mais preciso. “O primeiro passo é ouvir as pessoas que frequentam e trabalham no Pelourinho, pois essa parte de emprego e renda é muito importante. Vamos ver o que está acontecendo para afastar as pessoas do Pelourinho e em seguida transmitir as pessoas um conforto total para que elas entendam que estão seguras. A gente precisar repovoar, trazer as pessoas para cá. Vamos ouvir para saber o que podemos melhorar”, disse.
Apesar de o anúncio ter sido feito logo após a divulgação do clima de insegurança no local, diante dos recentes casos de roubos, assaltos e agressões, Sturaro afirma que sua função não será resumida apenas à segurança pública.
“A gente vai gerir essa área não só para falar sobre segurança pública, mas para falar de educação, lazer, cultura, patrimônio. Em relação a segurança pública, vamos dar todo os meios possíveis ao estado, que estejam ao nosso alcance, para que ele possa cumprir a sua missão, que é em relação a segurança pública”, disse.
“Em relação ao Pelourinho todos temos que estar de mãos dadas. Tenho certeza que o Governador Jerônimo abraça essa causa. A segurança pública não tem partido, ela é única, é maior que tudo isso. Unindo forças, como foi o mesmo exemplo da pandemia, vamos ter sucesso em todas as missões possíveis”, completou.