Profissionais das redes primária e secundária de saúde que fazem parte da regional que abrange Nossa Senhora do Socorro participaram, na última sexta-feira, 28, de treinamento voltado para a qualificação e padronização do atendimento de urgência a pacientes queimados. A iniciativa, promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), e realizada pela equipe da Unidade de Tratamento a Queimados (UTQ) do Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse), faz parte dos preparativos para o atendimento a esse tipo de ocorrência durante o período junino.
Durante toda a manhã, no auditório do Huse, os especialistas da UTQ abordaram diversos assuntos voltados ao tema, entre os principais, conceitos básicos de queimaduras, tipos de queimaduras (elétricas, químicas), queimaduras em crianças, atendimento inicial, cuidados clínicos; além dos critérios de encaminhamento de pacientes para unidades de tratamento. De acordo com o cirurgião plástico Bruno Cintra, coordenador da UTQ, o conteúdo visa orientar sobre como agir durante o primeiro atendimento a pacientes queimados, além de uniformizar o fluxo de atendimento.
“No curso, buscamos instruir sobre como atuar nesses casos que envolvem queimaduras, com foco para o atendimento inicial, com o intuito de diminuir o fluxo de queimados que chegam ao Huse, já para evitar o problema de superlotação, visto que constatamos que muitos dos pacientes queimados que chegam à essa unidade hospitalar poderiam ter sido tratados em unidades básicas de saúde. E isso pode ser um complicador durante os festejos juninos, já que nesse período normalmente registramos um aumento considerável no atendimento de queimados. A partir daí, abordamos também sobre a definição do fluxo a ser seguido, para que esse atendimento seja otimizado”, destaca o médico Bruno Cintra.
A capacitação contou a participação de 50 profissionais de saúde, entre técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos, dos doze municípios que integram a regional de Socorro (Santo Amaro das Brotas, Rosário do Catete, General Maynard, Maruim, Carmópolis, Pirambu, Japaratuba, Capela, Nossa Senhora das Dores, Siriri e Nossa Senhora do Socorro).
Presente ao evento, a enfermeira Rejane Bezerra, do Programa da Saúde da Família (PSF) de Cumbe, destacou a importância da iniciativa.
“Assim como em todo Estado, também há uma crescente de ocorrências dessa natureza no período junino em Cumbe, então, a oferta desse curso acaba sendo excelente para nós, por possibilitar aprimorar o conhecimento, a fim de que possamos oferecer, no município, um atendimento padronizado e de qualidade ao paciente queimado”, ressaltou.
Próximo encontro
De acordo com a gerente da UTQ do Huse, Wandressa Nascimento, a ação de hoje antecede o Curso de Atualização ao Atendimento do Paciente Queimado, evento promovido anualmente pela sua equipe, visando qualificar os profissionais e otimizar o acolhimento do paciente queimado que necessita dos cuidados tanto no Pronto-Socorro, quanto na UTQ do maior hospital público do Estado.
Com data prevista para 30 de maio, a capacitação contará com a presença de profissionais que atuam nas diversas unidades de saúde de Sergipe. “Contaremos com a participação dos servidores do Huse, como também dos profissionais que atuam em outras unidades de saúde, a exemplo do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), hospitais regionais e estudantes da área da saúde. Será uma excelente experiência de troca de conhecimentos visando garantir um melhor serviço durante esse período de festividades juninas”, finaliza Wandressa Nascimento.