SAÚDE Bahia
Proprietários de caminhões-pipa poderão solicitar inspeção sanitária de tanques a partir de segunda-feira
Carros-pipa passarão por inspeção até 5 de marçoA partir da próxima segunda-feira (8), até o dia 19 de maio, os proprietários de carros-pipa poderã...
04/05/2023 13h00
Por: Redação Fonte: Prefeitura Mun. Vitória da Conquista - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura Mun. Vitória da Conquista - BA
Carros-pipa passarão por inspeção até 5 de março

A partir da próxima segunda-feira (8), até o dia 19 de maio, os proprietários de carros-pipa poderão solicitar a inspeção sanitária dos tanques de transporte de água potável, caso tenham interesse em participar do credenciamento da Operação Carro-Pipa, desenvolvido pelo Governo Federal em parceria com a Prefeitura Municipal. Neste ano, está previsto o credenciamento de cerca de 100 de caminhões-pipa.

A solicitação deve ser feita na sede da Vigilância Sanitária (Visa), sala 202, na Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O proprietário do veículo deve ter em mãos originais e cópias dos seguintes documentos: alvará de licença para localização e funcionamento, emitido pela Secretaria Municipal de Finanças, em nome do proprietário do veículo; Carteira Nacional de Habilitação do condutor; Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV); comprovante de residência em Vitória da Conquista, em nome do proprietário do veículo, e ficha de requerimento da Vigilância Sanitária preenchido.

As vistorias serão realizadas pela equipe da Visa entre os dias 29 de maio e 6 de junho, no turno da manhã, no pátio do Deserg. Serão avaliadas as condições estruturais do tanque, como pintura, presença de ferrugem, situação das torneiras e das mangueiras, além dos documentos referentes à tinta apropriada para o transporte de água potável e o registro de limpeza do tanque.

Após a inspeção, caso o veículo seja aprovado para o serviço,  os proprietários irão receber um documento de autorização sanitária para a atuação exclusiva de transporte de água potável pela Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista e na Operação Carro-Pipa, com validade de seis meses.

Neste primeiro semestre, a Vigilância Sanitária não disponibilizará novas datas para vistoria de caminhões-pipa.