Com o objetivo de propiciar novas experiências, além de ampliar o vínculo entre mães e filhos durante o processo de reabilitação, o Centro Especializado em Reabilitação José Leonel Ferreira Aquino – CER IV, equipamento da Secretaria de Estado da Saúde (SES), promoveu uma vivência durante a sessão de hidroterapia. A iniciativa, que aconteceu no complexo aquático da unidade, faz parte das ações alusivas ao Dia das Mães, comemorado no segundo domingo de maio. A ação, que foi dividida em três etapas, contou com momentos de ambientação, brincadeiras e atividades lúdicas e relaxamento.
A gestora operacional da Reabilitação Física do CER IV, Ana Carolina de Jesus, enfatizou a importância da iniciativa para os participantes. “Neste projeto, idealizamos momentos de integração, de acolhimento e, acima de tudo, humanização. São ações que estão presentes diariamente em nossas atividades. Trazer essas mães para que elas possam explorar o mesmo ambiente que seus filhos foi muito gratificante. Elas ficaram bem felizes”, comentou.
Mãe da pequena Maria Laura de apenas quatro anos, Tainan Fonseca foi uma das participantes. Diagnosticada com Síndrome rara de Apert, Laurinha, como é carinhosamente chamada, é atendida pelo CER IV há quase um ano e meio e, há pouco mais de dois meses, iniciou na Fisioterapia Aquática.
“Eu amei este momento. Sempre via minha filha na piscina fazendo a sessão de fisioterapia e tinha muita vontade de entrar. Então, esta atividade superou todas as minhas expectativas. Além de incentivar Laurinha, acredito que a gente tem que estar junto com os nossos filhos em todos os momentos. O que é bom pra ela, é bom para mim também”, reforçou.
Além da fisioterapia, nas modalidades motora e aquática, Laura também faz acompanhamento com profissionais das áreas de terapia ocupacional, fonoaudiologia e psicologia no CER IV. “Eu só tenho que agradecer por tudo que este espaço proporciona para minha filha. Quem conheceu Laura quando chegou, não diz que é a mesma criança hoje em dia. Ela não andava, não falava, mas desenvolveu bastante com todo o acompanhamento. Digo sempre que o CER IV é um espaço que veio para cuidar dos nossos anjos”, declarou.
A mãe de Janderson Alcântara, de sete anos, Silvânia Alcântara, também aproveitou o momento e aprovou a atividade. “Foi maravilhoso. Uma experiência incrível junto com os nossos filhos. O momento também acaba aproximando as mães e as nossas crianças”, elogiou.
Fisioterapia aquática
A hidroterapia ou fisioterapia aquática é uma terapia que utiliza a água no processo de reabilitação. A atividade, complementar à terapia em solo, possibilita diversos benefícios e é indicada para pacientes com disfunções neuromusculoesqueléticas, pneumopatias e cardiopatias. Por meio dos princípios físicos da água e da temperatura durante a atividade, há a facilitação de movimentos e da coordenação motora, além de melhorar a estabilidade postural, aliviar dores e contribuir para o desenvolvimento motor.