SAÚDE Bahia
No Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, Prefeitura inicia campanha para alertar e conscientizar população
Atendimento na Farmácia da Família I, no bairro BrasilCriado pelo Ministério da Saúde para alertar e conscientizar a população quanto aos riscos da...
05/05/2023 16h45
Por: Redação Fonte: Prefeitura Mun. Vitória da Conquista - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura Mun. Vitória da Conquista - BA
Atendimento na Farmácia da Família I, no bairro Brasil

Criado pelo Ministério da Saúde para alertar e conscientizar a população quanto aos riscos da automedicação, o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos é comemorado no dia 5 de maio. Nesta data, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da coordenação de Assistência Farmacêutica, inicia uma campanha com ações que serão realizadas ao longo desse mês. O tema será abordado com a comunidade, pelos meios de comunicação oficiais da Prefeitura e ações nas Escolas Municipais, pelos farmacêuticos que atuam como parte das Equipes de Saúde da Atenção Básica no município.

“Fazer uso racional de medicamentos é quando você, diante de uma condição clínica, recebe a avaliação de um profissional de saúde habilitado, que faz uma prescrição individualizada de um medicamento na posologia correta, isto é, na dose adequada, pelo período de tempo correto, para que ele seja mais custo-efetivo e seguro para você”, explicou o farmacêutico da Farmácia da Família, Pablo Maciel.

Farmacêutico, Pablo Maciel

A automedicação traz riscos à saúde, pois a ingestão de substâncias, de forma inadequada, pode causar reações exacerbadas, dependência, intoxicação e até a morte. O farmacêutico deixa o alerta: “Procure a ajuda de um profissional de saúde, não faça a automedicação de forma irresponsável, por indicação de amigos, de vizinhos, ou porque viu na internet que o medicamento é bom. Nós temos que pensar que temos condições individuais que precisam ser avaliadas previamente”.

Na rotina diária de trabalho, as equipes das Farmácias da Família do município já desenvolvem ações com os pacientes sobre o uso racional de medicamentos, que inclui desde ações integradas às Equipes nas Unidades de Saúde, como também o atendimento e acompanhamento individual aos usuários, por meio do Cuidado Farmacêutico.

Atendimento na Farmácia da Família II, no Centro