SAÚDE Sergipe
Profissionais do Huse participam de qualificação para atendimento de pacientes em situações de emergência
A capacitação foi dividida em três estações com revisão de conteúdo e simulação realística de situações de urgência e emergência
06/05/2023 16h45
Por: Redação Fonte: Secom Sergipe

Com o intuito de qualificar o serviço de saúde, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Núcleo Estadual de Educação Permanente em Saúde (Neeps) e em parceria com a Universidade Tiradentes, realizou neste sábado, 6, uma capacitação de abordagem e manejo técnico ao paciente em situação de urgência e emergência. 

A capacitação contou com a presença dos profissionais de saúde do Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse) e foi dividida em três estações com revisão de conteúdo, simulação realística de situações de urgência e emergência e discussão referente aos tipos de abordagem que os profissionais exerceram durante as atividades da capacitação. 

De acordo com a coordenadora do Neeps, Jalcira Izidro, a qualificação tem o objetivo de levar mais qualidade na assistência ao paciente. “Temos o intuito de promover a aprendizagem dos profissionais a fim de melhorar ainda mais o serviço aos pacientes nas portas de urgência. Mas, pretendemos replicar para outras redes gerenciadas pela Secretaria da Saúde”, explicou Jalcira.

A ação ainda contou com práticas de RCP para ventilação, oxigenoterapia, cardioversão e desfibrilação. “O curso é um suporte avançado em cardiologia que é destinado aos profissionais do eixo crítico do Huse. Sabemos que existe uma grande demanda no hospital  com o perfil de pacientes em situações de urgência. Nesse sentido, a capacitação é imprescindível para que eles revejam os conceitos, fazendo com que aquele profissional que está na ponta da assistência tenha o máximo de eficácia durante o atendimento”, ressaltou o médico intensivista e um dos instrutores, Carlos Torres. 

A fisioterapeuta Joyce Oliveira, que participou da capacitação, contou que a ação é muito importante para a atualização do conhecimento profissional. “Para mim, é fundamental para uma educação continuada para que a equipe possa estar capacitada para situações inesperadas”, disse. 

Já o médico Mateus Almeida, admitiu que o curso veio para reforçar os cuidados essenciais com os pacientes. “Precisamos ter esse conhecimento atualizado para pôr em prática principalmente no eixo crítico do Huse e tomar as decisões mais rápidas em prol da vida dos nossos pacientes”, ressaltou o médico.