SAÚDE Bahia
Profissionais do Hospital Municipal Esaú Matos recebem capacitação para promoção, proteção e apoio à amamentação
Palestra para os profissionaisO aleitamento materno é um processo natural, no entanto, precisa ser estimulado e apoiado, especialmente pelos profis...
08/05/2023 14h05
Por: Redação Fonte: Prefeitura Mun. Vitória da Conquista - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura Mun. Vitória da Conquista - BA
Palestra para os profissionais

O aleitamento materno é um processo natural, no entanto, precisa ser estimulado e apoiado, especialmente pelos profissionais de saúde. Pensando nisso, o Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Municipal Esaú Matos vem capacitando os profissionais que atuam na unidade sobre as normas e rotinas de apoio e incentivo à amamentação.

A capacitação foi dividida em dois momentos. O primeiro foi voltado para profissionais da área clínica, como médicos e enfermeiros, que participaram de um curso teórico virtual, além de aulas práticas e visitas ao Banco de Leite. “Com essa capacitação, estamos mantendo o corpo clínico do hospital atualizado quanto ao manejo clínico do aleitamento materno, garantindo a formação necessária para que eles possam auxiliar da melhor forma possível mulheres, crianças e suas famílias no estabelecimento e na manutenção da amamentação”, afirmou Orlanda Barreira, coordenadora do BLH.

Orientação quanto à pega correta

Ainda de acordo com a coordenadora, é muito importante que esses profissionais sejam capacitados, para que eles informem às gestantes e puérperas sobre os benefícios do aleitamento materno para a saúde da criança, ensinem a posição correta para amamentação, observem a pega e a mamada para que tenham condições de fazer as intervenções necessárias que garantam o aleitamento materno.

Já o segundo momento da capacitação foi voltado para os demais profissionais que atuam no Hospital, como porteiros, recepcionistas e equipe de serviços gerais. “Essa é uma oportunidade para que todos os funcionários do Esaú Matos conheçam a Política Nacional de Aleitamento Materno, que instituiu os 10 passos para o sucesso da amamentação, e também as ações que precisamos seguir para promover, proteger e apoiar o aleitamento materno exclusivo aos primeiros seis meses de vida da criança”, destacou Tamyla Andrade, bioquímica do Banco de Leite, que conduziu as palestras para os funcionários.

Equipe clínica visitando o Banco de Leite Humano