SAÚDE Sergipe
Fisioterapia estimula na recuperação de bebês prematuros na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes
Tratamento auxilia no desenvolvimento motor e respiratório dos recém-nascidos
09/05/2023 11h45
Por: Redação Fonte: Secom Sergipe

Sempre visando ofertar o melhor atendimento, a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, unidade gerida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), disponibiliza  tratamento de fisioterapia para os bebês prematuros, nascidos na unidade, através de estímulos com técnicas que visam o desenvolvimento motor e do sistema respiratório dos bebês.

A maternidade conta com duas áreas de atuação, a Fisioterapia em Neonatologia, que acompanha o desenvolvimento dos recém-nascidos e a saúde da mulher na gestação, no parto e pós-parto. 

A referência técnica de Fisioterapia da MNSL, Mirelle Brito, explicou que a fisioterapia age de forma importante, tanto para a manutenção da saúde dos bebês, quanto para a das mães. "É importante a ampliação e atuação da Fisioterapia no Complexo Neonatal.  É fundamental para todos os setores, contando com o serviço 24 horas e todos os pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), Unidades de Cuidados Convencionais e Canguru (Ucinco e Ucinca) e ambulatório de retorno, onde os pacientes são acompanhados pela equipe", ressaltou Mirelle.

A profissional de saúde disse ainda que a equipe de fisioterapia passa por capacitações teóricas e práticas constantes, sempre com base em evidências e estudos científicos que acompanham as últimas novidades e evoluções de métodos e técnicas de tratamento. 

"Os fisioterapeutas atuam em todos os box’s da Utin, Ucinco, Ucinca e no ambulatório de retorno, Maria Creusa Brito de Figueiredo. Atualmente a Unidade tem 41 fisioterapeutas atuantes abrangendo desde a fisioterapia respiratória até o desenvolvimento motor global", concluiu.