Os Agentes Comunitários de Saúde e os Agentes de Combate às Endemias estão realizando uma manifestação nesta quarta-feira (10), em Vitória da Conquista, reivindicando aumento salarial. Os profissionais se reuniram na porta da Prefeitura e na porta da Câmara de Vereadores.
Os profissionais reivindicam o reajuste salarial que não foi dado pela administração municipal sob a alegação de que os profissionais já recebem o piso salarial. O reajuste começou a ser pago em fevereiro, cumprindo a lei municipal que aumenta os vencimentos das duas categorias.
Contudo, o reajuste cumpre apenas o piso nacional, representando um aumento de 6,91% nos vencimentos das duas categorias. Desse modo, os salários passaram de R$ 2.424 para R$ 2.604.
O protesto é comandando pelo Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias (SINDACS). Alguns vereadores já fizeram falas apoiando a manifestação e a reivindicação da categoria. Ainda não existe qualquer sinalização de diálogo com a gestão municipal sobre o assunto.