O Conselho Municipal de Saúde (CMS) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) têm apoiado e prestado suporte à reativação dos conselhos locais de saúde (CLS) nos territórios das unidades da Atenção Primária à Saúde, como uma das metas estipuladas para o fortalecimento do Controle Social, por meio da participação popular na construção do Sistema Único de Saúde (SUS) em Vitória da Conquista.
Até o momento, 42 conselhos locais de saúde – formado por usuários, trabalhadores da saúde e representantes das Associações de Moradores – foram reativados, nas zonas urbana e rural, sendo que 39 deles já possuem conselheiros e mesas definidas, e os demais aguardam a definição da mesa e se organizam para a eleição dos conselheiros locais.
“É importante frisar que a Secretaria Municipal de Saúde tem dado todo apoio à reativação, reestruturação, organização e fortalecimento dos conselhos locais de saúde, por saber da importância da comunidade neste processo”, ressaltou a Assessora do Controle Social, Patrícia Amorim.
As reuniões dos Conselhos Locais de Saúde, que ocorrem mensalmente, são espaços democráticos que incluem os cidadãos no processo de acompanhamento das atividades da Unidade de Saúde do seu território de abrangência e os atendimentos oferecidos, discutindo os problemas, avaliando a qualidade e resolutividade, além de propor soluções que tragam melhorias para o serviço.
Para participar das reuniões do CLS, basta procurar a unidade de saúde mais próxima do seu bairro para se informar sobre o dia e horário do encontro.