SAÚDE Sergipe
Saúde utiliza técnicas de Fonoaudiologia para facilitar amamentação de bebês prematuros
O resultado é importante para o desenvolvimento dos recém-nascidos que estão na Unidade de Terapia Intensiva da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes
12/05/2023 10h45
Por: Redação Fonte: Secom Sergipe

A função do fonoaudiólogoé bem mais que auxiliar no desenvolvimento da fala. Na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), unidade da Secretaria de Estado da Saúde referência no atendimento a gestantes de alto risco, esse profissional atua de forma efetiva no processo de amamentação, e, também, no desenvolvimento de bebês prematuros que se encontram na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

A referência técnica de Fonoaudiologia da MNSL, Berta Raika de Sousa, explica que, devido à prematuridade, os recém-nascidos atendidos na unidade precisam de sonda para ter eficácia durante a alimentação na UTI, e o fonoaudiólogo o prepara para que eles percebam os reflexos da sucção e da deglutição.

"A estimulação tem que ser iniciada o mais cedo possível para que o recém-nascido comece a mamar no seio da mãe. Vale destacar que as linhas de conduta são adotadas de acordo com cada bebê", esclareceu Berta. 

Ela ainda ressaltou que o fonoaudiólogo é quem identifica a ação muscular desempenhada pelas estruturas orofaciais durante a extração do leite em seio materno. “O fonoaudiólogo é capaz de identificar as causas das alterações no padrão de sucção, realizando estímulos musculares a fim de promover o equilíbrio e garantir, assim, uma mamada eficiente tanto para a nutriz (quem amamenta) quanto para o lactente”, detalhou a médica. 

Segurança

A profissional alerta que a atuação fonoaudiológica na UTI Neonatal tem como objetivo a adequação do sistema sensório-motor oral, assim como promover a deglutição com segurança e eficácia, promoção do aleitamento materno, triagem auditiva neonatal, a humanização do ambiente e a interação com a equipe multiprofissional.