O Lacen, unidade gerida pela Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH), realizou nesta quinta-feira, 11, o mutirão do projeto 'Quem Ama Protege" do Programa de Proteção à Gestante (Protege). A iniciativa consiste na coleta de material para processamento de análises e acompanhamento de mulheres gestantes em Sergipe.
Durante a ação no Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism), em Aracaju, as gestantes receberam orientações sobre a importância da realização do pré-natal.
A dona de casa, Joezia Dias de Oliveira, gestante de cinco meses, relatou que está cumprindo o calendário de consultas e exames. "Essa é uma forma de me cuidar e cuidar do meu bebê", disse.
O programa de proteção à gestante contempla exames como, HIV, Sífilis, Toxoplasmose IgM, Toxoplasmose IgG, HCV, HBSAG e teste de avidez para Toxoplasmose IgG e tem como finalidade diagnosticar, orientar e prevenir a transmissão materno-fetal de diversos tipos de doenças durante a gravidez.
A técnica de enfermagem, Gessica Maria dos Santos, disse que, ao confirmar a gravidez, iniciou as primeiras consultas com o obstetra e exames para monitorar a evolução da gestação. "Nesse período descobri que estava com toxoplasmose, então iniciei os protocolos para o tratamento. Hoje estou com nove meses e graças a Deus, está tudo bem com a gente", contou satisfeita.
De acordo com a biomédica e referência técnica pelo Protege, Maria Rosa Melo Alves, o Protege, visa a redução dos riscos de mortes e sequelas para as mães e os seus bebês. "Quando ocorre de verificarmos um diagnóstico para HIV apresentar resultado positivo, a transmissão materno-infantil poderá ser evitada em quase 100% dos casos", confirmou.
A biomédica explicou ainda que o teste é feito através de gotas de sangue periférico colhido na ponta do dedo em papel filtro. "É um procedimento simples e rápido, sem necessidade de jejum, que utiliza metodologia precisa que pode rastrear a presença de vírus no sangue da gestante", concluiu Maria Rosa.
Como funciona
Todas as análises para o 'Protege' são processadas no laboratório de Sorologia do Lacen. A adesão dos municípios ao Protege é dividido em dois momentos, no primeiro trimestre, onde são realizados os exames de adesão e no último trimestre, onde são feitos os exames de conclusão. Os laudos com o resultado das análises são disponibilizados via on-line por meio do sistema de Gerenciamento de Ambiente Laboratorial (GAL) em até sete dias, contados a partir do dia que as amostras chegam ao serviço.