SAÚDE Sergipe
Mães de usuários do CER IV ganham homenagens em semana especial
Mães assistidas pelo Centro participaram de ações e vivências de autocuidado 
12/05/2023 16h50
Por: Redação Fonte: Secom Sergipe

Uma semana inteira dedicada aos cuidados, à saúde e ao bem-estar das mães dos usuários atendidos pelo Centro Especializado em Reabilitação José Leonel Ferreira Aquino - CER IV, equipamento da Secretaria de Estado da Saúde. Assim, o projeto 'CER Mãe no CER IV' ganhou uma edição toda especial com uma programação alusiva ao 'Dia das Mães', comemorado no segundo domingo do mês de maio. 

Além de vivências de autocuidado e autoconhecimento, as mães participaram de momentos de relaxamento e de diversas atividades de integração durante as terapias das crianças, como na fisioterapia aquática e nas oficinas sensoriais, de artesanatos e de cupcakes. Nas ações, as mães também receberam homenagens produzidas pelos filhos com o apoio da equipe multiprofissional do Centro.    

Para a coordenadora do CER IV, Diana Guerra, a programação foi idealizada para demonstrar todo o carinho e respeito às mães que tanto se dedicam aos filhos. “Ao vivenciar os desafios diários da maternidade, muitas mães se deparam com o desconhecido. Por isso, aqui no CER IV, fazemos questão de estar próximos, acolher, abraçar, além de desempenhar o nosso melhor papel para a melhoria da qualidade de vida dos nossos usuários, que sabemos, são preciosidades na vida dessas mães”, comentou.

Para a lavadeira Girleide Passos, que é mãe da pequena Maria Liz Passos com microcefalia e paralisia cerebral, atendida pelo CER IV, a maternidade atípica trouxe grandes mudanças. “Tenho outros filhos. Mas, quando você tem um filho, que considero especial, é um amor totalmente diferente. Você deixa de viver sua vida para viver para ele. É amor incondicional. Ela me ensinou um amor totalmente diferente, que eu não conhecia”, afirmou.

No CER IV, Maria Liz tem diversos atendimentos especializados, entre eles com profissionais das áreas de fisioterapia e fonoaudiologia. Girleide destacou ainda o acolhimento durante a semana especial do Dia das Mães do CER IV. “Foi tudo muito lindo e emocionante. Todas as mães merecem!”, concluiu. 

A programação contou também com mais uma edição do Projeto 'Saúde não espera', desenvolvido pelo departamento de Serviço Social do Centro, que é mais um espaço de escuta e humanização para as famílias. As ações contaram com a parceria da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM) de Sergipe e com a participação dos Palhaços de Propósito e dos acadêmicos do Programa de Educação Tutorial (PET) em Enfermagem, da Universidade Federal de Sergipe.