Nesta segunda-feira, 15 de maio, é comemorado o Dia do Assistente Social. O Instituto de Promoção e de Assistência à Saúde de Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde), destaca a importância desses profissionais, que acolhem e buscam a validação dos direitos dos pacientes nas suas unidades.
De acordo com a diretora de Promoção à Saúde, Priscila Kitawara, o assistente social é um profissional de grande importância na área social e da saúde, em todos os aspectos, porque é quem faz o primeiro elo entre os beneficiários e os demais setores. “É a assistente social quem realiza o acolhimento e tenta orientar e solucionar a dificuldade que o beneficiário tenha da melhor maneira possível”, afirma.
Priscila Kitawara, além de reconhecer o trabalho dos assistentes sociais, parabeniza a todos pela passagem do seu dia. “São profissionais fundamentais, que com tanto zelo atendem aos beneficiários do Ipesaúde”, ressalta.
Acolhimento
A assistente social da Diretoria de Controle e Cadastramento com os Beneficiários do Ipesaúde (Dircab), Wany Santos Silva, disse que o seu trabalho no setor é de acolhimento aos beneficiários, que buscam a adesão dos seus companheiros, enteados e filhos. Na Dircab, além dela também trabalha a assistente social Ana Paula Carregosa.
Segundo Wany, o Dia do Assistente Social é uma data muito importante para a sua profissão, porque é um reconhecimento. “A cada tempo que passa a gente só vê melhoria e valorização, que é o que a gente precisa”, diz.
Ela salienta que a mulher tem se destacado na profissão. “É um espaço que a gente vem ocupando e acho de suma importância”, pontua. Wany disse também que ocorreu uma mudança de visão em relação ao papel do assistente social. “Antigamente havia uma percepção de que a assistente social era uma dama de caridade, mas esse conceito vem mudando e hoje não somos mais aquelas mulheres que atuavam para conseguir benefícios como passagem ou ajuda financeira para quem ela estivesse atendendo. Hoje já não é mais assim, a assistente social tem um leque de atuação e a valorização da profissão vem melhorando a cada dia”, enfatiza.
Assistência ao beneficiário
A assistente social Patrícia Lorena de Melo Miranda trabalha no Centro de Reabilitação do Instituto desde 2018 e gosta muito do que faz. Segundo ela, é uma atividade mais voltada à assistência do beneficiário. No centro, ela realiza atualmente o trabalho no setor de fisioterapia, mas no período crítico da pandemia da Covid-19, desempenhou a sua função nas duas retaguardas montadas pelo Ipesaúde, na sede do Instituto e em um Hospital, em São Cristóvão.
No Centro de Reabilitação ela acolhe os beneficiários que chegam procurando por vagas e as mães que buscam os serviços de terapias ofertados pelo centro. “Fazemos o acolhimento das mães e das crianças e proporcionamos as vagas, também fazemos ajustes de horários. Além disso, também há busca de maior interação com mães para saber sobre o desenvolvimento das crianças, e a realização de um trabalho de escuta dos beneficiários para conhecer as dificuldades e possíveis soluções das suas demandas, buscamos sempre o melhor caminho”, diz Patrícia.
A assistente social ressalta que no seu trabalho ela sempre procura encontrar o melhor que o Ipesaúde tem para proporcionar ao beneficiário. “A relação é bem tranquila e eles sempre ficam satisfeitos com o acolhimento e com o que a gente consegue ofertar”, afirma.
Para Patrícia, o dia 15 de maio é uma data muito importante para ser celebrada e lembrar do serviço social. “Ser assistente social é você realmente ter um olhar mais humano, tentar entender a queixa do paciente, percebendo o que tem por trás, tentando sempre se colocar no lugar daquela pessoa. Sou muito grata pela minha profissão”, revela.
Busca de direitos
A responsável técnica do Serviço Social do Serviço de Pronto Atendimento (SPA), a assistente social Tatiana Maria Garcez Sales, trabalha há 11 anos na unidade. Segundo ela, o trabalho do setor é feito com os pacientes e suas famílias. “Nós temos uma relação direta com a equipe multiprofissional do SPA e buscamos na verdade a garantia dos direitos tanto do paciente como dos acompanhantes.
Conforme Tatiana, diariamente as três assistentes sociais do setor fazem visitas em todos os leitos, desde a entrada do plantão, que começa às 6h até o final, às 18h. “Fazemos as visitas e verificamos a necessidade de cada um. Conversamos tanto com o paciente quanto com a família para ver se estão necessitando de algum tipo de exame, vaga de transferência e alimentação. Tentamos de todas as formas dar uma resposta imediata para eles”, revela.
Ela também destacou a importância do Dia do Assistente Social. “É uma grande conquista, é uma grande vitória nossa, do serviço social, de ser reconhecido como categoria, porque antigamente a gente não tinha tanto valor como hoje nós estamos tendo, tanto na saúde como na educação e no próprio serviço público. É uma grande vitória para a nossa classe de assistentes sociais”.