Fale Conosco
Por linkdosite
Terça, 08 de Outubro de 2024
16°C 36°C
São Paulo, SP
Publicidade

Programa Sergipe na Idade Certa é um dos temas em evento do Unicef

Professora sergipana foi convidada para palestrar sobre os resultados da iniciativa

16/05/2023 às 11h40
Por: Redação Fonte: Secom Sergipe
Compartilhe:

O Programa Estadual de Correção de Fluxo Escolar - Sergipe na Idade Certa (ProSIC) foi um dos temas abordados no evento “EducAÇÃO: panorama, perspectivas e investimento social privado”, promovido pela B3 Social e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em São Paulo/SP. Iniciado em 2019 pelo Governo de Sergipe, por meio de parceria com o Unicef, o programa busca a melhoria dos indicadores de aprendizagem e a redução dos índices de distorção idade/série das redes públicas estadual e municipais de ensino de Sergipe. 

A palestra foi desenvolvida pela professora Roseane Santana, que já coordenou o programa em Sergipe entre 2019 a 2021, e hoje está como coordenadora pedagógica no Centro de Excelência Ministro Petrônio Portela. Ela foi convidada a palestrar no painel intitulado ‘Como promover acesso à educação e permanência dos estudantes na escola’, relatando os resultados e os impactos do projeto em nosso estado.

“A minha fala foi muito no sentido de como o programa foi pensado para o aluno e com o aluno, porque a gente tem uma estratégia que é de escuta ativa e acolhedora desse estudante para que ele se sinta confortável a ponto de retornar e permanecer na escola”, afirma Roseane.

O evento contou com mais de 150 pessoas presentes entre empresários e interessados, tendo como público-alvo o ramo de instituições e fundações e, durante as palestras, recebiam perguntas e dúvidas para serem respondidas.

Roseane diz que uma das falas que mais impactaram a plateia foi o fato de ela ter saído do programa em 2021 com aproximadamente 400 alunos contemplados, e atualmente esse número saltou para mais de 13.300 alunos que estão participando do programa Sergipe na Idade Certa.

Eles disseram que a minha fala foi inspiradora no sentido de entender como estruturar um programa com um público tão difícil. É um público que já está desacreditado da escola, porque ele já vem de inúmeras repetências, já não vê mais sentido naquele espaço de aprendizagem e, como é que a gente faz para que esse aluno retome sua trajetória, não só retorne, como ele permaneça nesse ambiente de forma que ele esteja sempre sendo acolhido.

Uma das estratégias do programa é pensada no sentido de acolher esse aluno. A princípio acolher, ouvir, construir juntamente com ele para que a escola possa fazer algo mais sustentável, mais consistente, mais encantador para esse aluno.  

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Publicidade
Publicidade


 


 

Economia
Dólar
R$ 5,54 +0,78%
Euro
R$ 6,08 +0,84%
Peso Argentino
R$ 0,01 +1,37%
Bitcoin
R$ 364,905,46 -1,57%
Ibovespa
131,511,73 pts -0.38%
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Anúncio