SAÚDE Sergipe
Maternidade Nossa Senhora de Lourdes realiza ações de conscientização para o Método Canguru
Momento de sensibilização estimula participação dos pais no desenvolvimento do bebê
16/05/2023 11h45
Por: Redação Fonte: Secom Sergipe

No Dia Internacional de Sensibilização para o Método Canguru, que é comemorado no dia 15 de maio, a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes realizou um trabalho de divulgação e conscientização sobre o procedimento. O Método Canguru consiste em um modelo de assistência individualizada, que garante a qualidade do cuidado para o bebê, pais e família. 

O tema deste ano: “Contato pele a pele imediato e prolongado com os pais: o que estamos fazendo para sua garantia?”, proposto pelo Ministério da Saúde (MS), a enfermeira e coordenadora do Método Canguru em Sergipe, Amanda Kelly Barreto, explicou um pouco sobre o assunto. 

"Sabendo a importância do contato pele a pele com os pais para o desenvolvimento dos bebês prematuros e de baixo peso, precisamos garantir que esse cuidado tão essencial para o desenvolvimento dos mesmos seja assegurado e aconteça efetivamente. Por isso é tão importante que tenhamos equipes de saúde, gestores e uma comunidade muito bem-informada acerca do tema", explicou Amanda. 

A profissional ainda ressaltou que durante esse período a maternidade promove ações com as mães, familiares e profissionais da unidade, para que possam trazer o conhecimento e dar melhor visibilidade sobre a importância do método e sua aplicabilidade.  

 A coordenadora informou que desde a última sexta feira, 12, a MNSL vem disseminando conhecimento sobre o Método Canguru com a realização do contato pele a pele sendo estimulado ainda mais intensivamente na unidade neonatal, e que foram abertas rodas de conversa com as mães sobre vínculo afetivo, sentimento da maternidade e registro de momentos dos familiares com os bebês.  

“Preparamos ainda oficinas para os profissionais sobre amamentação, contato pele a pele, oficina sobre dor, além da montagem de um mural explicativo sobre o Método Canguru, e estimulamos a participação nas atividades nacionais realizadas pelo Ministério da Saúde (MS)", destacou a enfermeira, lembrando que as ações seguem até a próxima quinta-feira, 18.  

Referência   

Amanda atenta que a data tem como objetivo disseminar informações sobre o Método Canguru e a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL) sendo o Centro Estadual de Referência (CER) para o método em Sergipe, cumpre com muita responsabilidade esse papel, contribuindo para a melhoria da qualidade da assistência perinatal que envolve o bebê, os pais e a família.  

Canguru  

A posição canguru engloba ações como acolhimento à família, respeito às individualidades, estímulo da amamentação através do resgate do vínculo mãe/bebê, cuidados com o ambiente, com a saúde do cuidador, estímulos à participação dos pais no cuidado ao bebê, entre outros.  

"É um cuidado progressivo que acontece em três etapas que integradas, garantem o percurso seguro do RN desde o seu nascimento até o retorno para casa", finalizou.