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Samu 192 Sergipe conta com Suporte Intermediário de Vida que promove assistência à população

A modalidade foi implantada para qualificar ainda mais o atendimento, sendo composta por um enfermeiro, técnico de enfermagem e condutor

19/05/2023 às 11h45
Por: Redação Fonte: Secom Sergipe
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Para qualificar a assistência à população, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe), equipamento vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (SES), conta com o Serviço Intermediário de Vida (SIV), sendo Sergipe um dos primeiros Estados a implantar a modalidade composta por um enfermeiro, um técnico de enfermagem e um condutor.  

No primeiro trimestre de 2023, nos meses de janeiro a março, foram realizadas 183 ocorrências pelo SIV, destes 54% dos atendimentos foram para causas de origem clínica, seguidas pelas causas externas com 26% e pediátricos com 8%. Com relação às ocorrências por municípios de origem, 68% tiveram Aracaju, seguido por Nossa Senhora do Socorro com 5% e São Cristóvão com 4%. 

Para o superintendente do Samu 192 Sergipe, Denisson Pereira, o serviço preenche uma lacuna da assistência ao paciente. “Ele assegura uma melhor resposta nos atendimentos, proporcionando autonomia aos profissionais que tripulam as viaturas que estão sob orientação da Central de Regulação de Urgência (CRU)”, explicou o superintendente. 

Além disso, são atendidos pela modalidade SIV, casos de média complexidade como crises convulsivas, traumas, acidentes automobilísticos que se juntam a outros dois serviços como a Unidade de Suporte Básico (USB), para casos de baixa complexidade, e a Unidade de Suporte Avançado (USA) para casos graves, levando mais assistência à população. 

Segundo o enfermeiro do Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse), Marcos Fonseca, a modalidade vem como mais um serviço para a população. “O serviço que é composto por um enfermeiro e um técnico de enfermagem, possibilita a qualidade no atendimento, trazendo segurança e rapidez na remoção dos pacientes”, explicou. O enfermeiro disse ainda que “existe um protocolo de acionamento na CRU, o profissional identifica a necessidade e assim dispara o suporte intermediário”.

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