A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) passou por mudanças significativas em 2022. Entre elas, a inclusão de novas categorias ainda é desconhecida por muitos motoristas. Você sabe o que significa B1 na nova CNH? Descubra agora.
O documento agora tem 13 opções de categoria. Com a inserção, muitos brasileiros duvidam se vão ou não renovar a CNH antes do vencimento para atualizar o documento. A boa notícia é que, de acordo com o Conselho Nacional de Trânsito (Contra), uma troca não é necessária antes da data de validade.
B1 em CNH
A nova CNH refere-se a uma tabela contendo as categorias seguidas em outros países. Ou seja, trata-se de uma padronização baseada no modelo internacional do documento.
Na prática, a ideia é apenas facilitar a identificação por agentes de trânsito de outros países. Por exemplo, quando o motorista brasileiro está fora do território nacional.
As categorias no Brasil não mudaram em nada. Portanto, ninguém precisa se apressar para novos testes teóricos e práticos para garantir o direito ao comércio.
As novas CNHs emitidas no Brasil chegam com denominações como A1, B1, C1 e BE. De acordo com o Conselho Nacional de Trânsito, as subcategorias consideram os cilindros da motocicleta ou mesmo o tipo de troca de carro, sendo manual ou automático.
As categorias no Brasil são:
Classe A: Condutor de um veículo de duas ou três rodas, que pode ou não ter um carro lateral.
Categoria B: Condutor de veículos a motor que não se enquadre na classe A, com um peso bruto inferior a 3.500 kg. A capacidade também não pode exceder oito lugares, sem contar o motorista.
Categoria C: Condutor de um veículo abrangido pela categoria (B) de um veículo a motor utilizado no transporte de mercadorias. O peso total pode ultrapassar três mil e quinhentos quilogramas.
Categoria D: Condutor de um veículo abrangido pelas categorias B e C de um veículo a motor utilizado para o transporte de passageiros. A capacidade pode exceder oito lugares, exceto o assento do motorista.
Classe E: Condutor de veículos em que a unidade tractora pode ser abrangida pelas categorias B, C ou D, cuja unidade emparelhada, reboque, semirreboque, reboque ou articulado exceda 6 000 quilogramas ou mais de peso bruto bruto, com uma capacidade superior a oito lugares.
A classe B1 na CNH também é considerada um triciclo e quadriciclos.
Veja como ele se parece:
A1: Permissão para conduzir veículos de duas rodas até 125 cilindradas;
B1: triciclos e quadriciclos, conhecidos como microcarros;
C1: carrinhos de carga pesada com peso até 7.500 kg, que podem ter reboques, desde que não excedam 750 kg;
D1: automóveis de passageiros com uma capacidade máxima de 17 passageiros, incluindo o condutor. O comprimento máximo deve ser de 8 metros e o reboque não deve exceder 750 quilogramas.
Categorias A1 B1 C1 D1E BE no Novo Modelo de CNH