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Governo de Sergipe promove alinhamento da política de comunicação no Estado

Encontro de aperfeiçoamento reuniu gestores e cerca 150 profissionais da integrantes da administração estadual ligados à comunicação, entre jornalistas, publicitários, designers, radialistas

20/05/2023 às 13h35
Por: Redação Fonte: Secom Sergipe
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Ciente da importância de gerir a comunicação como política pública, o Governo de Sergipe promoveu neste sábado, 20, a segunda edição do Encontro de Aperfeiçoamento da Comunicação no Estado (E-Com). A programação, encabeçada pela Secretaria Especial da Comunicação Social (Secom), reuniu cerca de 150 profissionais lotados nas diferentes secretarias e órgãos que compõem a estrutura de governo.

Dando continuidade à proposta da primeira parte do evento, realizada no último dia 6, o encontro incentivou a condução de uma comunicação transversal e uníssona. Para tanto, contou também com a participação de secretários e gestores, a fim de ampliar o entendimento sobre as dinâmicas de produção e o fluxo de informações.

Durante o encontro, o estrategista político e comunicacional Rodrigo Mendes apresentou palestra com o tema 'Os impactos das novas tecnologias na comunicação pública'. Na oportunidade, Rodrigo propôs um diagnóstico da comunicação no Estado e apontou caminhos para dinamizar práticas e conteúdos.

"É uma iniciativa da maior importância, que tem que ser elogiada. É exatamente isso que a gente que milita na área da comunicação há muitos anos sempre defendeu, que é o governo dar a devida importância para a comunicação, colocando-a no seu lugar estratégico, para produzir informação de qualidade. É fazer com que essa informação chegue à sociedade, prestando um serviço social de chamar o cidadão para participar e de mostrar que ele tem direitos. A presença do governador e dos secretários demonstra que realmente a comunicação em Sergipe é valorizada", frisou o especialista.

Participação

Para o governador Fábio Mitidieri, o encontro representa um alinhamento nos aspectos técnico e discursivo. "Para que o governo possa se comunicar com a população, precisa passar sempre por esse tipo de treinamento e capacitação. Para que a gente tenha uma linguagem única e não tenha mal entendido dentro do governo, é preciso entender que a comunicação com a sociedade precisa ser a mais clara e transparente possível. Todas as pastas e áreas têm que ter uma linguagem só, para que possamos ser um governo só. Tenho certeza de que eventos como este, de qualificação, só engrandecem a nossa Secom e a nossa comunicação", ressaltou.

O secretário Especial da Comunicação, Cleon Nascimento, salientou a visão estratégica da gestão no que diz respeito ao trato das informações de interesse público. "A importância do E-Com é a gente conseguir deixar muito clara e alinhada toda a comunicação do governo, para que essa transversalidade não fique só no discurso. Por mais que o governo desenvolva qualquer tipo de atividade, obra, lançamento de programa, se a gente tiver um discurso fragmentado, ele chega na população de uma maneira não tão clara. Isso gera dúvidas, e, consequentemente, a ação deixa de ser tão grande. Por isso, é muito importante a gente estar alinhado. É preciso deixar claro também que essa lógica de a comunicação ser somente um difusor das mensagens é muito equivocada. A transparência na informação é uma ferramenta básica de combate às fake news e à falta de acesso à informação. Tudo isso é importante, porque quanto mais munida de informação a população está, mais ela vai conseguir se relacionar com o governo", enfatizou.

De acordo com o secretário de Estado da Casa Civil, Jorginho Araújo, o E-Com simboliza a culminância de um processo de aprimoramento colaborativo que segue em paralelo ao planejamento estratégico do Estado. "É muito importante estarmos todos alinhados, em sintonia, falando a mesma língua. A comunicação é muito importante, porque é ela que vai reverberar, divulgar e difundir todas as ações que estão previstas no nosso planejamento estratégico, com todas as metas que com certeza atingiremos. Tudo isso para que a gente possa informar bem a população, e que as ações do governo possam chegar a cada casa, a cada celular, a cada televisão, a cada rádio, a cada rede social. A ideia é que possamos chegar a cada cidadão e cidadã sergipana com a mensagem de como o Governo do Estado vem trabalhando para o desenvolvimento e para a melhoria da qualidade de vida da nossa população", pontuou.

A primeira-dama e secretária de Estado da Assistência Social e Cidadania, Érica Mitidieri, destacou a relevância de uma comunicação dinâmica e eficaz. "O principal aqui hoje é a comunicação, o alinhamento, o entendimento da equipe, das necessidades, dos propósitos. A comunicação é a base de tudo, porque é por meio dela que a gente consegue passar para a população o que está no planejamento e tudo o que o governo está prestes a fazer. Então, esse alinhamento é fundamental. A equipe da Secom, em nome do secretário Cleon, está de parabéns por essa iniciativa, que é tão fundamental para o sucesso de qualquer gestão", afirmou.

Segundo a secretária Especial de Políticas para as Mulheres, Danielle Garcia, o evento coloca em prática uma premissa de governo. "Acho sensacional esse encontro, com todos os secretários e suas equipes, alinhando a comunicação. O governador priorizou, em todas as secretarias, que a gente possa dar o máximo de divulgação possível às nossas ações, mas sempre de forma alinhada. Então, o treinamento é sempre bem-vindo, e a gente fica feliz de participar", comentou.

E-Com 

Realizada no último dia 6, a primeira parte da primeira edição do E-Com debateu com os diversos profissionais que constroem a comunicação da atual gestão a importância de uma informação unificada e que atinja o público-alvo: a sociedade. Na oportunidade, foram expostas apresentações sobre o plano de comunicação do governo, além de formações focadas nas áreas de jornalismo, rádio, redes sociais, fotografia, organização de eventos e marketing.

Sobre Rodrigo Mendes

Rodrigo Mendes é publicitário, sociólogo e cientista político. É, ainda, especialista em Marketing e em Pesquisas de Opinião Pública e mestre em Ciência Política. Atuou em diversos cargos na esfera da Comunicação, em instituições públicas e privadas, nos estados do Mato Grosso do Sul, Alagoas, Minas Gerais, São Paulo, Paraíba e Sergipe. Gerenciou 60 campanhas eleitorais pelo Brasil, tendo prestado consultoria a órgãos como o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Superior Tribunal de Justiça (STJ). É autor de quatro livros, sendo o mais recente intitulado 'Os segredos da gestão pública eficiente' (2023).

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