Com o objetivo de promover o diagnóstico precoce para doenças como infarto agudo do miocárdio, insuficiência cardíaca, febre reumática, além de doenças infecciosas e inflamatórias do órgão, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), junto ao Serviço de Telecardiologia do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe), implantou o exame de Ecocardiograma no Hospital Regional de Socorro.
Segundo o médico e coordenador da Telecardiologia do Samu 192 Sergipe, José Edvaldo dos Santos, a oferta do serviço tem como objetivo avançar a cardiologia nos hospitais regionais. “Queremos que os pacientes tenham acesso ao diagnóstico precoce para que possamos instituir o tratamento na unidade de origem, evitando a remoção para o Hospital de Urgências de Sergipe (Huse)”, explicou o médico.
O ecocardiograma é um exame de imagem não invasivo que auxilia no diagnóstico precoce de doenças cardiovasculares. Através dele é possível observar vários aspectos como os diâmetros, a função cardíaca, as valvas (aparelhos valvulares do coração) e o pericárdio (membrana que reveste o coração).
“Esse serviço qualifica a assistência aos pacientes a fim de garantir que os pacientes tenham o diagnóstico precoce. Com isso, viabilizamos a redução da morbidade e mortalidade para que o tratamento seja instituído em tempo rápido, diminuindo o número de complicações. As doenças cardiovasculares são uma das principais causas de morte do mundo. Então, levarmos uma terapia e um método de diagnóstico tão seguro como o ecocardiograma para o interior é um sinal de avanço e fortalecimento da rede de atenção ao paciente cardiológico”, ressaltou José Edvaldo.