O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe), por meio do Núcleo de Educação Permanente (NEP), iniciou nesta segunda-feira, 22, o V Curso de Formação de Condutores de Motolâncias. O treinamento, que ocorre na sede do Grupamento Especial Tático de Motos (Getam), segue até o próximo sábado, 27, e tem como objetivo a formação de 26 profissionais na condução de motocicletas.
Além da participação dos técnicos e enfermeiros do Samu 192 Sergipe, profissionais de outros órgãos foram convidados para participar do curso, contando com policiais do Grupamento Especial Tático de Motos (Getam), do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRV), guardiões da Guarda Municipal de Aracaju, do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE), da Polícia Militar de Sergipe (PMSE), e da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT).
O superintendente do Samu 192 Sergipe, Dênison Pereira, explicou que para ser condutor é necessário equilíbrio e habilidade. “O atendimento por meio de motolância permite que tenhamos um melhor tempo resposta. Mas para isso, é necessário que o condutor esteja apto a desempenhar a função, sempre tomando medidas de segurança. O curso tem esse intuito, especializar nossas equipes multiprofissionais do Samu 192 Sergipe para atender melhor a população sergipana”, disse.
Para a técnica de enfermagem, Kleide Dayany Santos, o curso de motolâncias do Samu 192 Sergipe é necessário para o atendimento nas ocorrências clínicas e traumáticas. “Por ser uma modalidade de viatura diferente, é importante nos especializar. Nós, que atuamos nessa linha, sabemos o quanto cada segundo da vida importa, então precisamos do curso para dar uma qualidade melhor no atendimento às pessoas.”, enfatizou.