Esse cabeçalho é a classificação mais adequada, que posso nivelar os SERVIDORES DA SEGURANÇA PÚBLICA da Bahia, especialmente, os INVESTIGADORES, ESCRIVÃES e PERITOS TÉCNICOS da Polícia Civil da Bahia, estes, por serem os Profissionais, que aguardam há 14 anos pelo Reconhecimento e a Classificação de Cargos de NÍVEL SUPERIOR.
É muito complicado e triste pensar, que hoje faz exatamente dois anos, que preferi estar no lado dos APOSENTADOS, não por invalidez! Mas por optar, assim entendo, que a vida é feita de renovação.
Nunca deixei de pensar, que os gestores da SSP, ou até mesmo desse ESTADO, olhassem para as Categorias de Servidores Públicos como uma só, e não com o olhar de SEGREGAÇÃO, os DIVIDINDO em "Castas".
Agora fiquei sabendo, através de vários Colegas, que até as CARTEIRAS FUNCIONAIS da PC estão DIFERENTES, ou melhor, apenas as do Cargo de Delegado de Polícia, a cor é VERMELHA, e vem escrito "DELEGADO", no entanto para minha surpresa, as Carteiras dos demais Cargos são na Cor PRETA, e generalizada, ou seja, todas vêm escrito POLICIAL, já os Delegados de Polícia vem especificando seu Cargo: "DELEGADO", isso é o maior exemplo de um "APARTHAID" intrainstitucional, SEGREGAÇÃO e divisão em "CASTAS", a Polícia Civil que ingressei e conheci era UNA, uma só Instituição Policial Civil, uma verdadeira "FAMÍLIA", lamentável tudo isso que está acontecendo com a nossa AMADA Polícia Civil da Bahia.
Algo posso afirmar, a PC/BA foi minha a "casa" por quase 40 anos, e sempre soube e foi tratada como um conjunto de Cargos, cada um com suas Atribuições específicas, mas que sempre se complementavam, sejam: Delegados, Escrivães, Investigadores, Peritos Criminalísticos, Médicos, Odonto Legais e Peritos Técnicos, TODOS JUNTOS e MISTURADOS, integrantes de um mesmo Sistema Policial Civil de Carreira Profissional.
Assim afirmo a minha DECEPÇÃO por esses pífios 4 % de "aumento salarial", ou que seja até, uma "reposição inflamatória", não me importa o título dado, mas sim, o olhar de menos importância e desdém do Governo para os Policiais Civis Investigadores, Escrivães e Peritos Técnicos.
Confesso, que o meu sentimento é de INDIGNAÇÃO por esse Governo, que IGNORA o "SALÁRIO DE NÍVEL SUPERIOR", e insiste em manter esses IMPORTANTES Cargos, responsáveis pelas ELUCIDAÇÕES de CRIMES, e que alimentam outros Órgãos do Sistema Criminal da Bahia no patamar Remuneratório, Profissional e Social de Cargos de Nível MÉDIO.
HOJE, os INVESTIGADORES ESCRIVÃES e PERITOS TÉCNICOS possuem a EXIGÊNCIA do NÍVEL SUPERIOR completo para o ingresso na Carreira Policial Civil; pois a NATUREZA desses Cargos é TÉCNICA CIENTÍFICA, isso por exercerem ATRIBUIÇÕES de COMPLEXIDADE e RESPONSABILIDADE, pelo visto, nada disso é relevante para o Governo da Bahia, assim continuam NEGANDO O DIREITO desses Cargos estarem no PATAMAR Funcional e REMUNERATÓRIO de Cargos de NÍVEL SUPERIOR.
FÁTIMA UMBELINO
Investigadora de Polícia Civil/Ba
Aposentada