Neste sábado (27), será realizado o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza em todas as salas de vacinas das unidades de saúde do município, na zona urbana e rural, das 8h às 14h.
A vacina estará disponível para toda a população, a partir de seis meses de vida, e garante imunidade contra o vírus influenza A (H1N1 e H3N2) e por uma cepa do tipo B (linhagem Victoria). Esse imunizante é atualizado anualmente com as cepas mais circulantes no mundo e, por isso, a necessidade de se vacinar todo ano.
A campanha foi iniciada no dia 10 de abril para os grupos prioritários e no dia 8 de maio foi ampliada para toda a população. Até agora, já foram registradas 37.768 doses aplicadas na população do município.
A vacina contra influenza é segura, eficaz e, como qualquer imunizante, estimula o sistema imunológico a produzir defesas. “Então, as únicas reações adversas mais comuns que podem acontecer com algumas pessoas, após a vacinação, é a sensação de dor local no braço ou no corpo, e uma febre baixa. No entanto, não é preciso ter medo de se vacinar, porque estamos entrando num período de temperaturas mais baixas, que ocorrem mais casos de gripe, e isso pode ajudar a garantir mais proteção”, tranquilizou a coordenadora de Imunização, Mariana Fernandes.
Para se vacinar, basta levar o documento pessoal com foto ou cartão SUS, e a caderneta de vacinação.