O Comandante de Policiamento da Região Norte (CPR-N), Coronel PM Valter Santos de Araújo, presidiu na manhã da segunda-feira, às 10 horas, na Praça da Prefeitura Municipal, Centro de Campo Formoso - BA, a Solenidade de Passagem de Comando da 54ª Companhia Independente de Polícia Militar, Unidade Operacional subordinada ao CPR-N.
O Governador Jerônimo Rodrigues (PT) do Estado da Bahia, exonerou o Major PM Miguel Ângelo de Souza Veloso Monteiro, do cargo de Comandante da 54ª CIPM e nomeou no seu lugar o Capitão PM Gil André de Santana Leite. A mudança de Comando foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), edição 03/05/2023.
Estavam presentes na cerimônia de passagem de comando: Coronel PM Mota Lima, representando o Deputado Estadual Adolfo Menezes, Presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA); David Menezes Farias, Prefeito de Pindobaçu; Elmo Aluízio Vieira Nascimento, Prefeito de Campo Formoso; Djalma de Freitas Cardoso Neto, Prefeito de Antônio Gonçalves; Nascimento Júnior, Deputado Estadual; Oficiais e Praças da Região Norte; Vereadores de Campo Formoso e municípios vizinhos, além de representantes das Instituições regionais; líderes comunitários e representantes da sociedade.
O Comandante do CPR-N agradeceu ao Major PM Miguel Ângelo de Souza Veloso Monteiro pelos excelentes serviços prestados à frente da 54ª CIPM, lhe desejando muito sucesso na nova missão. Quanto ao Capitão PM Gil André de Santana Leite, lhe deu as boas-vindas ao Norte da Bahia e estimando sucesso à frente da 54ª CIPM.
O Capitão PM Gil André Santana Leite é bacharel em Segurança Pública, pela Academia da Polícia Militar da Bahia, Tenente da turma de 2004, promovido ao posto de Capitão em 2011.
Durante esse tempo foi Comandante da 1ª Companhia por 02 anos, Comandante da Companhia Especial por 8 anos, instrutor da disciplina tiro policial no curso de formação de soldados, Chefe do Setor de Missões Especiais por 5 anos, Coordenador do CICOM por 6 meses, Comandante da ROCAM por 5 anos e Comandante do Canil por 2 anos, todas as funções exercidas no 6º Batalhão da Polícia Militar e Senhor do Bonfim.
O Capitão Gil André, é considerado pelos colegas de trabalho como um oficial de perfil operacional e de tropa, humilde e cumpridor de missões.