A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou nesta sexta-feira, 26, consultas e exames para a população de Carmópolis durante a quinta edição do ‘Sergipe é aqui’, na Escola Estadual Poeta José Sampaio. Também foram oferecidos os serviços de cadastro de Medula Óssea e exames do Programa de Proteção à Gestante (Protege).
O secretário da Saúde, Walter Pinheiro, destacou a importância dos serviços em mais uma edição do ‘Sergipe é aqui’. “Mais uma oportunidade de trazer serviços da saúde para a população junto com as outras pastas. Tradicionalmente, ofertamos consultas e exames da Carreta do Homem e da Mulher, mas nessas últimas edições temos o cadastro para doação de sangue e de medula óssea que é muito importante, pois através desse cadastro teremos um banco de dados robusto para salvar vidas daquelas pessoas que sofrem com leucemia”, contou o secretário.
Nesta edição, houve grande adesão do público na Carreta do Homem e o ajudante de máquinas, José Ovídio Souza, de 58 anos, não perdeu tempo e realizou a consulta com o urologista. “Estou aqui para prevenir e cuidar da minha saúde. Por isso, acredito que essa iniciativa é um benefício para todos nós aqui de Carmópolis”, salientou.
Já o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) realizou o cadastro para doador de Medula Óssea que tem o objetivo de atender pacientes com leucemias. Para a técnica de alimentos, Elen Fernanda Vieira, de 25 anos, é muito importante se solidarizar com a sociedade. “Decidi fazer o cadastro após ver um caso de uma menina que faleceu por precisar de medula e não tinha encontrado, por isso me sensibilizei e decidi doar, espero que assim como eu as pessoas sejam mais empáticas ao próximo”, contou.
A unidade móvel ‘Fique Sabendo’ também esteve presente e ofertou testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites Virais para a população sergipana. “Percebemos que a demanda pelos testes tem sido muito alta e como o ‘Sergipe é aqui’ atrai as pessoas levando os serviços onde as pessoas estão. Então, é muito importante a participação da Secretaria da Saúde junto a população desses municípios”, destacou a referência técnica do Programa IST/Aids, Almir Santana.
A cuidadora de crianças, Maria Dória, reforçou a importância dos testes rápidos. “Temos que nos prevenir contra essas doenças e acho fundamental a oferta desses testes principalmente para detectar HIV, Sífilis e Hepatites e realizar o quanto antes o tratamento”, disse.