Das 8h às 12h deste sábado (27), milhares de pessoas compareceram às 24 unidades básicas de saúde de Vitória da Conquista, e também à Creche Jurema, ao Colégio Camilo de Jesus Lima e à sede do Cras Vila América, para se vacinar no Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza.
Além do público prioritário visado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que incluía pessoas entre 12 e 17 anos, os maiores de 18 anos que estavam em dia com as doses contra a Covid-19, também puderam se imunizar com a vacina bivalente.“Graças a Deus, a pandemia já teve o seu final decretado, mas a Covid ainda existe”, informou a coordenadora de Imunização da SMS, Mariana Matos.
No que diz respeito à influenza, Mariana chamou a atenção para a necessidade de se prevenir. “Estamos chegando ao período mais frio do ano, que é quando as pessoas adoecem mais gravemente das síndromes respiratórias. Então, as pessoas que estiverem vacinadas, têm a possibilidade de, caso venham a adoecer, seja de forma mais branda”, acrescentou a coordenadora.
Em busca dessa prevenção, o aposentado Agenor Basílio dos Santos, 84 anos, foi um dos primeiros a receber a vacina contra a influenza. “Sou assim, sou dos primeiros. Graças a Deus, nós temos essa vacina. Isso é uma coisa boa demais”, alegrou-se Agenor, que mora na região da Chapada Diamantina, mas estava de passagem por Vitória da Conquista.
Também foi o caso de outra aposentada, Magda Guimarães, 62 anos, que aproveitou para receber também a vacina bivalente. “É uma decisão muito importante do governo para que a Covid não se espalhe”, observou.
Outra imunizada, Elaine Sampaio, tomou a vacina exatamente no dia em que completava 37 anos – o que mereceu um comentário da técnica de enfermagem Mônica Gonçalves, responsável por lhe aplicar a dose do imunizante: “O presente que ela vai ganhar é a vida”. Já com seu cartão de vacina atualizado, Elaine se mostrou aliviada: “Isso é muito importante para a gente combater essa doença”.
‘Vacinas são importantes’
Presente na ação de vacinação do Dia D, o secretário municipal de Saúde, Vinícius Rodrigues, ressaltou que, a despeito de haver um dia especial, a vacinação continuará pelos próximos dias, em todos os postos de saúde, no horário regular de funcionamento. “O Dia D é importante para chamar as pessoas para virem se vacinar e para que a gente alcance os objetivos em nível municipal e estadual. Mas o movimento de vacinação é diário. É uma ação permanente e nós precisamos voltar ao fluxo de vacinação das pessoas”, pontuou.
Ainda de acordo com o secretário, há um esforço extra para conscientizar a população sobre a necessidade de se vacinar e de manter seus filhos vacinados. “As vacinas são importantes”, assegurou Vinícius.