O Hospital Municipal Esaú Matos promoveu na última sexta, 26, um evento especial em homenagem aos profissionais de Enfermagem que atuam na instituição. A atividade foi realizada em comemoração ao Dia da Enfermagem (12 de maio) e ao Dia Nacional dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem (20 de maio).
“Todo ano, em parceria com a diretoria da Fundação Pública de Saúde, nós buscamos celebrar essas datas com ações de valorização desses profissionais tão importantes”, afirmou Diva Arruda, coordenadora de Enfermagem do Hospital. “Neste ano, pensamos em um evento voltado para a questão da saúde mental nesse momento de pós-pandemia, pois sabemos o quanto os profissionais de saúde, especialmente os enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem, tiveram suas vidas afetadas com a pandemia”, completou a coordenadora.
Para abordar a temática, foi convidado o psicólogo e coordenador Municipal de Saúde Mental, Arthur Nolasco. “A gente percebe que ainda tem um tabu muito grande em falar de saúde mental com os profissionais de saúde. Por isso, é muito importante iniciativas como esse evento, quando a gente pode dialogar com esses trabalhadores e não somente para falar sobre adoecimento, mesmo depois de termos sobrevivido à uma pandemia, da qual saímos extremamente adoecidos, mas falar de autocuidado e de promoção da saúde mental”, declarou o psicológico.
Além da palestra com Arthur Nolasco, a atividade foi marcada por sorteio de brindes e um lanche especial para os profissionais. A técnica em Enfermagem, Eny Cristina, parabenizou a realização do evento: “Foi um momento único, quando a gente pôde compartilhar questões da nossa profissão, e também foi um momento bastante prazeroso, de celebração mesmo. Eu sou muito grata à Fundação por tudo que tem proposto para nós, como essa bela homenagem”.