SAÚDE Sergipe
SES promove II Seminário Estadual dos Centros Especializados em Reabilitação
O evento segue até amanhã, 30, e reúne profissionais e gestores da área da Saúde
29/05/2023 16h30
Por: Redação Fonte: Secom Sergipe

Com o objetivo de promover um espaço de discussão e reflexão sobre as melhores práticas de atenção à pessoa com deficiência, a Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Diretoria de Atenção Especializada à Saúde (DAES), promove o II Seminário Estadual dos Centros Especializados em Reabilitação. O encontro foi aberto oficialmente nesta segunda-feira, 29, em Aracaju.   

O evento reúne profissionais e gestores da área da Saúde, especialmente da área de reabilitação, incluindo fisioterapeutas, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, entre outros que atuam nos Centros Especializados em Reabilitação (CER).  

De acordo com a diretora de Atenção Especializada em Saúde, Marli Francisca, o seminário estadual é um espaço de troca de experiências e fortalecimento da Rede de Atenção à Pessoa com Deficiência. “É um momento muito gratificante de integração entre os atores envolvidos na reabilitação da pessoa com deficiência. O espaço é de ampliação, de aprimoramento e fortalece a questão do acesso, além da humanização na assistência, uma escuta qualificada”, destacou. 

A diretora acrescenta ainda a importância do encontro. “A Saúde estadual vem focada no trabalho em Rede, no fortalecimento da linha de cuidado. Com isso, o evento traz temáticas que são relevantes no âmbito da rede de atenção, como por exemplo, a participação da atenção primária à saúde que vem fortemente trabalhar a promoção, prevenção e reabilitação da pessoa com deficiência, a atenção ambulatorial que vem trazendo um tema muito importante que é a saúde bucal do nosso usuário, e, por fim, a hospitalar que vai trazer a assistência integrada e, atualmente, com foco na pediatria”, enfatizou.  

O evento segue até amanhã, 30, e conta com palestrantes de todos os níveis de atenção à saúde, o que inclui atendimentos em Unidades Básicas de Saúde (UBS), hospitais, maternidades e Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs). Na programação, o Seminário Estadual dos Centros Especializados em Reabilitação também premiará os três melhores projetos apresentados no Concurso de Boas Práticas na Atenção à Pessoa com Deficiência.