O Centro de Atenção À Vida (CAAV) retomou, no último final de semana, o projeto Balada Noturna, que desenvolve um trabalho de prevenção junto às profissionais do sexo que trabalham em casa noturnas e em algumas vias da cidade.
Durante uma noite de abordagem, a equipe do CAAV visitou sete locais, além de alguns trechos das avenidas Bartolomeu de Gusmão e Integração, onde há uma quantidade significativa dessas profissionais.
A ação, além de facilitar o acesso aos insumos de prevenção, como preservativos, gel lubrificante e autoteste de ISTs, também faz uma abordagem educativa com essas pessoas, levando informações sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis. É nesse momento que a equipe consegue abordar e captar precocemente algumas situações em que a pessoa esteja apresentando sinais e sintomas de IST, como um corrimento ou alguma lesão, e já encaminhá-la para o atendimento no CAAV.
De acordo com a coordenadora do CAAV, Riviane Santana, a retomada desse projeto ajuda a estreitar o contato dessa população com o serviço de saúde do município e estabelecer um vínculo. “Depois de algum tempo, estamos voltando com a Balada Noturna, com foco nessa população que trabalha na noite, para ofertar assistência em saúde. Por mais que elas consigam ir até o serviço, o nosso objetivo é estar de 15 em 15 dias visitando esses espaços para levar informações e insumos de prevenção”, completou Riviane.