As equipes de saúde bucal das unidades de saúde da Atenção Básica realizaram hoje (31) – Dia Mundial Sem Tabaco – palestras educativas para os pacientes, nas salas de espera, abordando os riscos à saúde associados ao uso do tabaco, a exemplo de câncer de pulmão, laringe, esôfago, estômago, boca, além de doenças respiratórias obstrutivas, como bronquite crônica, enfisema pulmonar, dentre outras.
Nesse sentido, as equipes também orientaram algumas medidas eficazes para a redução do consumo de tabaco e os benefícios de curto e longo prazos para vida de quem escolhe parar de fumar. A intenção é que os pacientes sejam multiplicadores dessas informações em suas comunidades.
A coordenadora de saúde bucal do município, Luíza Lorrayne Castro, afirmou que o trabalho de combate ao tabagismo é contínuo na Atenção Primária à Saúde, pois as unidades de saúde são porta de entrada do SUS para o acolhimento das pessoas que desejam parar de fumar. “Não é um vício fácil de cessar, contudo as equipes de saúde bucal estão preparadas para orientar e atender, de forma humana e cautelosa, todos os pacientes que estão nessa luta para deixar de fumar, como também para encaminhá-los para os serviços especializados dentro da rede municipal, que é o Caps AD III, para acessar o tratamento adequado”, explicou Luíza.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o uso do tabaco é a causa de morte mais evitável e atualmente é responsável pela morte de um em cada 10 adultos em todo o mundo.