O último dia de Campanha de Vacinação contra Influenza, nesta quarta-feira (31), acabou gerando um grande fluxo de pessoas em busca da vacina nas unidades, principalmente daquelas que deixaram para a última hora. Por conta disso, o estoque de vacinas esgotou em algumas unidades.
O Ministério da Saúde não prorrogou a campanha, mas a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) continuará com a vacinação nas unidades que ainda possuem estoque disponível. De acordo com a coordenadora de Imunização do município, Mariana Matos, ainda está prevista a chegada de mais um quantitativo de doses até o final desta semana, que serão distribuídas às unidades de saúde.
Desde o início da campanha, o município recebeu 97.400 doses de vacina contra influenza que foram totalmente distribuídas para vacinação. “Até agora, já temos registradas 54.980 doses aplicadas e esse número ainda vai aumentar, porque está sendo atualizado pouco a pouco pelas equipes. Cabe ressaltar que nós não temos mais uma cobertura vacinal exata da campanha, porque desde o dia 6 de maio essa vacinação foi ampliada para toda a população e a meta estipulada [para ser alcançada] era apenas os grupos prioritários da campanha, para os quais, inicialmente, eram destinados essas vacinas recebidas”, explicou Mariana.
Ainda segundo a coordenadora, a movimentação nas unidades em busca da vacina foi bastante positiva durante toda a campanha e assim que mais doses chegarem ao município, serão feitas ações extras de vacinação para a população de um modo geral.