A Polícia Militar, passa a contar agora com 12 Coronéis, 52 Tenente-Coronéis, 76 Majores e 88 Capitães.
O Secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, parabenizou os profissionais que se destacaram ao longo dos anos, conquistaram a promoção e agora estão aptos para assumirem novos postos de trabalho.
Foto: promocao-pmba
"Quero enaltecer o trabalho destes oficiais e lembrar que este grupo irá somar ainda mais na atividade da Segurança, na busca de um serviço de excelência para o cidadão baiano", frisou o Secretário.
Entre os promovidos está o agora Coronel Arthur Mascarenhas, Comandante do 17º Batalhão de Polícia Militar de Guanambi, e José Andrade Souza Júnior, Comandante do 19º Batalhão, em Jequié.
Após a promoção, Mascarenhas informou que está deixando o 17º BPM em Guanambi e se transferindo para Bom Jesus da Lapa, onde irá implantar e comandar e o Comando de Policiamento Regional do Meio Oeste.
Há quase cinco anos à frente do referido batalhão, Arthur desempenhou um importante trabalho, o qual bateu vários recordes quanto ao avanço da segurança pública.
Em nota aos veículos de imprensa, Mascarenhas disse: “Com o coração partido comunico que a minha missão à frente do 17º Batalhão está se encerrando, pois fui promovido ao posto de Coronel e designado para uma nova missão. Foram quase 05 anos de dedicação plena, de abnegação, de entrega e renúncias em prol da segurança do cidadão.
Aqui construí grandes amigos, me realizei profissionalmente, e tive a plena convicção de que o serviço público pode ser realizado com qualidade, basta ter vontade e entrega.
A parceria estabelecida entre o 17º BPM e a imprensa foi fundamental para esse processo de honestidade na divulgação dos fatos, bem como na prevenção criminal.
Conseguimos números jamais vistos não só na nossa região, mas no estado da Bahia, nos tornando uma referência em termos de segurança pública, com aplicação do desenvolvimento tecnológico, planejamento operacional e inteligência.”
O novo Coronel disse que agora assume o novo Comando de Policiamento Regional do Meio Oeste, localizado no município de Bom Jesus da Lapa.
Com a presença de Mascarenhas o batalhão e suas CIAs tivemos números expressivos de redução de homicídios, e em Guanambi, praticamente nenhum roubo a estabelecimento comercial, roubo de veículos, roubo de celulares e outros crimes que causavam pânico na população em outrora.
Ainda em seu texto de despedida o Mascarenhas enfatizou: “Passar nos bairros e ver famílias nas portas de suas casas sentadas, nos proporciona um sentimento do dever cumprido e falamos para nós mesmo: “Valeu a pena”.
Os novos coronéis promovidos pelo governador entraram na corporação por meio de concurso público para a carreira de oficiais. Durante os últimos anos, acenderam na carreira por tempo e qualificação, passando pelos postos de Aspirante-Oficial, 1º Tenente, Capitão, Major e Tenente Coronel.
Eles devem atuar nas novas unidades que estão sendo criadas na estrutura da Polícia Militar. Além do Comando Regional de Bom Jesus da Lapa, estão previstas as criações das unidades do Recôncavo (Santo Antônio de Jesus), Nordeste (Paulo Afonso), Extremo Sul (Teixeira de Freitas) e dos Batalhões de Cajazeiras, Vera Cruz e Brumado.
Capitão Tadeu parabeniza a todos os promovidos
Mas aproveito o ensejo para fazer algumas considerações:
1. As vagas criadas não resolvem os problemas. Para piorar, os critérios imorais de promoção previstos na lei, continuam os mesmos.
2. O governador anunciou que serão cerca de 5 mil promoções ainda este ano. Significam apenas 15% do efetivo.
3. Para uma Tropa envelhecida, com promoções insuficientes, 15% chega a ser insignificante esse percentual.
4. Para piorar, os critérios previstos em lei, são absurdamente. imorais.
5. Será que não percebem que a Tropa, Praças e Oficiais, estão adoecendo ?
Não só pelo estresse da profissão, mas, também, pela desilusão com a carreira e, principalmente, pelo desrespeito que esses critérios representam.
6. Desabafo que recebi de um militar, que passou a tomar medicação após tomar conhecimento das promoções.
Isso mesmo: estamos testemunhando o adoecimento da Tropa pela humilhação das promoções. Como superior hierárquico, daquele que desabafou, tenho o dever de buscar soluções, dentro das minhas possibilidades.
Quando se tenta uma reparação simbólica, com o Apostilamento dos Veteranos, ainda se negam. Tristeza esse descaso! Isso é uma indignação! Até quando? ...
Capitão Tadeu – (71) 99200-0141
LISTA DE PROMOÇÕES NA PMBA