Sábado, 08 de Fevereiro de 2025
26°C 27°C
Salvador, BA
Publicidade

Secretaria de Saúde destaca a importância de realizar o Teste do Pezinho 

Nessa terça-feira (6) é comemorado o Dia Nacional do Teste do Pezinho, exame realizado em bebês recém-nascidos com o intuito de desempenhar uma tri...

Redação
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Petrolina - PE
06/06/2023 às 13h10
Secretaria de Saúde destaca a importância de realizar o Teste do Pezinho 
Foto: Reprodução/Prefeitura de Petrolina - PE

Nessa terça-feira (6) é comemorado o Dia Nacional do Teste do Pezinho, exame realizado em bebês recém-nascidos com o intuito de desempenhar uma triagem neonatal. Esse teste busca detectar, precocemente, doenças graves e que muitas vezes, se não tratadas, poderiam deixar sequelas irreversíveis nas crianças. Dessa forma, a Secretaria de Saúde reforça com os pais e responsáveis a importância de levar seus filhos para a realização do exame.

Em Petrolina, a prefeitura disponibiliza o exame de forma gratuita em duas Unidades Básicas de Saúde: a Roza Maria, no Gercino Coelho, e Isaac Cordeiro, em Izacolândia, zona rural do município. O exame é realizado de segunda a sexta-feira, sendo considerado um dos mais importantes para detectar possíveis problemas de saúde no bebê, como hipotireoidismo congênito, fibrose cística, doença falciforme, deficiência de biotinidase e fenilcetonúria, enfermidade congênita na qual o sistema digestório do bebê não consegue digerir proteína que se encontra em ovos e carne.

Para o diretor médico da Secretaria de Saúde, Erick Oliveira, esse exame deve ser realizado entre o terceiro e quinto dia de vida do recém-nascido. “Esse é o período de melhor eficiência do teste. Em alguns casos pode ser coletado após esse período. O exame é simples e rápido, apenas com algumas gotas de sangue do calcanhar do bebê é possível analisar várias doenças diferentes”, ressalta.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários