PÁGINA DE POLÍCIA (Segurança é o Foco)
SEGURANÇA PÚBLICA NEAM GUANAMBI
LINK WS (970X250)
NEAM - Núcleo Atendimento à Mulher de Guanambi inaugurado em 22/05.
O Núcleo Especializado de Atendimento à Mulher (NEAM) de Guanambi, atenderá as ocorrências relacionadas à violência doméstica e familiar contra a mulher, sendo um atendimento humanizado, visando a aumentar a eficiência no serviço prestado às vítimas.
10/06/2023 09h57 Atualizada há 2 anos
Por: Carlos Nascimento Fonte: falavoce.com.br/

O Secretário de Segurança Pública do Estado da Bahia, Marcelo Werner, junto a Delegada Geral da Polícia Civil, Heloísa Campos de Brito, a Diretora do Departamento de Polícia do Interior (DEPIN), Rogéria da Silva Araújo e o Coordenador da 22ª COORPIN, Delegado Clécio Magalhães, estiveram em Guanambi na segunda-feira (22/05), para inaugurar o Núcleo Especializado de Atendimento à Mulher (NEAM).

O Núcleo Especializado de Atendimento à Mulher (NEAM) de Guanambi, atenderá as ocorrências relacionadas à violência doméstica e familiar contra a mulher, sendo um atendimento humanizado, visando a aumentar a eficiência no serviço prestado às vítimas. O NEAM funcionará na Rua Professora Nilza Fernandes Cardoso, Paraíso, nº 579, Guanambi -Ba, a 300 metros da Delegacia Territorial. A delegada responsável pelo NEAM será Indira Marques.

O Delegado coordenador da 22ª Coorpin, Dr. Clécio Magalhães, está à frente de todos os detalhes para a entrega do NEAM à comunidade.

Para a instalação do NEAM de Guanambi foi feita uma parceria entre a Secretaria de Segurança Pública do Estado com a Prefeitura de Guanambi que ficou responsável pelo aluguel do imóvel.

NEAM nasce de clamor da população

A instalação do NEAM Guanambi, nasceu do clamor da população através do Movimento do Luto à Luta que foi as ruas de Guanambi no dia 18 de dezembro após o crime bárbaro de Alcione Malheiros (mãe) e Ana Julia Teixeira (filha), no dia 12 de dezembro de 2021.

Membros do Movimento do Luto à Luta: a Vereadora procuradora da mulher de Guanambi, Míria Paes, a Vereadora Vice-presidente da Câmara, Maria Silvia Lilia, os vereadores Paulo Costa, e Neide Lu, membro fundadora do Movimento, junto a Deputada Estadual Ivana Bastos, estiveram no dia 17 de março de 2022, em Salvador na sede da Polícia Civil, e conversaram com Delegada-Geral Adjunta da Polícia Civil, Elaine Nogueira da Silva, sobre a necessidade de uma delegacia feminina na cidade.

Na ocasião, o grupo justificou a urgência em implantar uma DEAM em Guanambi, visto o alarmante e crescente número de casos de violência contra a mulher, nas suas mais variadas formas, assim como o preocupante volume de inquéritos paralisados na cidade, apesar de os esforços desenvolvidos por órgãos e Instituições. O número de medidas protetivas incrementadas em Guanambi alcança, no momento, 320 mulheres ativas.

Ainda a comitiva destacou o sentimento geral da população guanambiense, abalada em função dos sucessivos acontecimentos de violência e crimes de feminicídio, a exemplo do brutal assassinato das jovens Alcione Malheiros e Ana Júlia Malheiros, mãe e filha, respectivamente, ocorrido em 12 de dezembro de 2021.

O NEAM foi uma orientação da Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA), Julieta Palmeir, o qual obedece os estágios para a implantação de uma Delegacia Especializada da Mulher.

Luta por órgãos de proteção à mulher

Há mais de 30 anos que a vereadora Eponina Gomes vem lutando pela instalação de uma Delegacia Especializada da Mulher em Guanambi (DEAM) e está inserida nas ações do Movimento do Luto à Luta, como demais vereadores do município.

Inauguração do NEAM em Guanambi