Debaixo da sombra das árvores da casa de Dona Ana, na comunidade quilombola de Lagoa de Vitorino, a caravana do Saúde em Todo Lugar, projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), prestou mais de 400 atendimentos de saúde à população da região.
Dona Ana Rosa, de 59 anos, moradora de Lagoa de Vitorino, cedeu o espaço para que a equipe pudesse realizar os atendimentos durante a ação, já que a região ainda não possui um posto de saúde. “Me pediram e eu cedi o espaço, convidei todo mundo daqui da nossa região, e estamos aqui de portas abertas a qualquer momento que quiserem voltar. Eu acho que é uma ação muito boa, porque a gente estava precisando muito mesmo”, disse Dona Ana.
Além da comunidade de Lagoa de Vitorino, moradores de povoados vizinhos, como Barreiro, Serra Grande, Santo Antônio, Assentamento Tigre, Gameleira e Furadinho também foram aproveitar os serviços ofertados. Um deles foi Dalmir Oliveira, 57 anos, morador de Serra Grande, que soube da ação por sua Agente Comunitária de Saúde. “Eu gostei demais, fui bem atendido e achei muito bom. Mostrei um resultado de exame a médica e, graças a Deus, fiquei muito alegre porque está tudo normal”, contou ele.
O Saúde em Todo Lugar atendeu a comunidade com consultas médicas, avaliação odontológica, distribuição de medicamentos, testagem rápida para detecção de ISTs, vacinação, cadastro do cartão SUS, aferição de pressão arterial e glicemia, e encaminhamentos de exames. Além disso, a equipe de combate às endemias também realizaram ações educativas de combate ao mosquito Aedes aegypti.
O médico e secretário municipal de Saúde, Vinícius Rodrigues, colaborou com o trabalho da equipe atendendo os pacientes em consulta médica e afirmou que esse trabalho na zona rural ganhará reforços. “Nós vamos ter equipes itinerantes para fazer esse tipo de atendimento e não ter mais uma demora tão grande para atender a zona rural, que é muito extensa, que a gente sabe que são condições mais difíceis de acesso à saúde, ao transporte, por morar numa comunidade mais afastada. A gente está de olho e de perto, no sentido de melhorar a Atenção Básica”, ressaltou Vinícius.
Aproximadamente 7 mil atendimentos de saúde já foram realizados pela caravana do Saúde em Todo Lugar, que já percorreu 18 distritos e povoados da zona rural do município, além dos condomínios residenciais da zona urbana. O foco desse projeto é ampliar a oferta de serviços de saúde nesses locais onde o acesso é mais difícil para a população.