Nesta semana, 22 técnicos de enfermagem da Atenção Básica estão participando do curso básico em sala de vacinação, promovido pela Diretoria de Vigilância em Saúde, por meio da Coordenação de Imunização do município.
Esses profissionais já atuam rotineiramente nas salas de vacina das unidades de saúde da zona urbana e rural, e o objetivo do curso é fazer uma atualização e alinhamento dos processos de trabalho sobre o uso adequado das vacinas, calendário nacional de vacinação, aprazamento, dosagem, tipos de vacina, organização da sala e da geladeira, conservação dos imunobiológicos e gerenciamento dos sistemas de informação.
“São mais de 40 imunobiológicos distribuídos todo ano pelo Plano Nacional de Imunização (PNI) e os nossos vacinadores precisam estar atentos e aptos em relação às boas práticas de vacinação, organização do processo de trabalho, principalmente para atuar nas campanhas de imunização que temos anualmente”, ressaltou a coordenadora de Imunização, Mariana Matos.
O curso tem duração de 40h, dividido em três dias de aulas teóricas e práticas. No mês de julho será a vez da segunda turma. A meta é contemplar os profissionais de todas as unidades de saúde do município.