Ontem (13/06), no auditório da Secretaria de Educação (SEC), ocorreu o GEODAY Innovation Coffee, um evento promovido pela Comissão Estadual de Cartografia e Geoinformação (Cecar), entidade coordenada pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), e oferecido pela com a FF Solutions, empresa que apoia e conduz a transformação digital do segmento de arquitetura, engenharia e construção.
Com a temática centrada em BIM e GEOBIM na administração pública, o Geoday reuniu representantes de diversos órgãos da administração estadual, bem como profissionais da iniciativa privada, professores e alunos da UFBA, todos interessados nas tecnologias do Building Information Modelling (BIM).
A abertura do evento contou com a participação online do diretor-geral da SEI, José Acácio Ferreira, e de Gabriela Saeger e Brayam Santos, representantes da FF Solutions. José Acácio Ferreira expressou seus agradecimentos em nome da SEI e da Cecar, ressaltando a importância do uso da tecnologia BIM.
Por sua vez, Brayam Santos deu as boas-vindas aos presentes e apresentou a FF Solutions, uma empresa especializada em tecnologia para Arquitetura, Engenharia e Construção, destacando sua parceria Platinum com a Autodesk, líder em tecnologia AEC.
Durante o evento, foram realizadas apresentações de especialistas que abordaram diferentes aspectos relacionados ao BIM e sua aplicação na administração pública. Fernanda Machado, representante da Autodesk, destacou de forma brilhante as peculiaridades e objetivos do Decreto n° 14.133/2021, que trata da transformação digital no setor público, apresentando diversos cases de sucesso que ilustram sua aplicação prática.
Douglas Brito, representando a CONDER, órgão responsável pelo complexo de obras da administração estadual, explicou o papel da empresa e a inserção do BIM em seu planejamento, mesmo em estágio inicial. Já Paulo Macedo, da FF Solutions, mostrou como o conjunto de tecnologias e processos integrados possibilita a criação, utilização e atualização de modelos digitais de construção, desde o projeto básico até a documentação para contratação, execução e acompanhamento dinâmico de obras, gerenciamento de ativos e histórico de adequações compartilhados por todos os envolvidos durante todo o ciclo de vida da construção.
Outro ponto destacado durante o GEODAY Innovation Coffee foi a integração entre as tecnologias BIM e GEO, quando Lucas Tafarello apresentou o processo de integração de bases de dados, ressaltando a importância dessa complementaridade entre as tecnologias, que permite a convivência entre bases de legados bidimensionais e a base BIM tridimensional.
O GEODAY Innovation Coffee se mostrou um evento de extrema relevância ao trazer à tona a importância do uso de tecnologias como o BIM e o GEOBIM na administração pública. A participação de representantes de diversos órgãos governamentais, da iniciativa privada e da academia evidencia o interesse e o reconhecimento da necessidade de implementação dessas ferramentas inovadoras.
Fonte: Ascom/SEI